ISENÇÃO DE IPI PARA TAXISTAS E DEFICIENTES ESTÁ GARANTIDA

Taxistas e portadores de deficiências terão renovada a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI, para a compra de veículos novos, que expira em 31 de dezembro deste ano. O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, obteve do senador Francisco Dornelles, relator da medida provisória que trata das isenções tributárias, o compromisso de incluir o benefício na MP. A decisão foi tomada numa reunião da bancada do PMDB com o relator da MP.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa da bancada do PMDB com o senador Dornelles e o Líder do PTB, Gim Argelo, em Brasília. É justo que taxistas e portadores de deficiência recebam o direito à isenção por uma questão de justiça social”, declarou Renan.

A aprovação da medida provisória ainda depende de acordo dos líderes partidários. E, até lá, outras modificações poderão ser incluídas.

Uma iniciativa importante, declarou o senador alagoano, é manter a redução do prazo de carência para que os taxistas possam utilizar o benefício com o desconto. Ou seja, de três para dois anos o prazo para que possam trocar de carro, usando novamente a isenção.

“Pretendemos que os veículos sem adaptação para portadores de deficiências sejam também isentos para que os carros que são conduzidos por motoristas ou terceiros tenham o mesmo benefício”, disse o Líder do PMDB. Outra medida que pode ser garantida na MP é a extensão do benefício às cadeiras de rodas motorizadas. “A inclusão das cadeiras de rodas auxilia na inserção do deficiente na sociedade e atende aos princípios constitucionais”, afirmou o senador.

De acordo com a alíquota do IPI, para a compra de carros com até mil cilindradas o desconto é de 7%. Os veículos de 1.001 a 2.000 tem IPI de 13% e os acima de 2.001, 25%. Já os automóveis a álcool ou flex de 1001 a 2000 cilindradas de 11% e os acima de 2001, de 23%.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Senador entrega retroescavadeiras para municípios alagoanos

Tive a alegria de entregar nesta segunda-feira (19), duas...

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263