Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Governo e Senado estudam as alterações nas regras do ICMS

No início do dia de hoje, 27, os líderes partidários do Senado Federal, que formam a base de apoio ao governo, reuniram-se com o ministro Guido Mantega, da Fazenda, em produtivo café da manhã, para discutir as alterações necessárias no ICMS em função dos tempos modernos que vive a economia nacional.

     

 Sempre que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – é discutido no Congresso Nacional, ou no âmbito do Governo Federal, as opiniões quase nunca são convergentes. Afinal, as economias estaduais são distintas e suas automias legislativas muitas vezes são conflitantes com as posições dos estados vizinhos.

 
Agora ambos, Governo e Congresso, buscam alternativas para uma reformulação nos percentuais de ICMS em todo o Brasil. Na reunião de hoje o senador Renan Calheiros teve destacada atuação como líder do PMDB no Senado Federal. Renan apoia “os desafios brasileiros em continuar crescendo”.
     
 Ficou acertada a vinda do ministro Mantega na próxima sessão da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, na próxima terça-feira, dia 4 de dezembro. Na oportunidade, além do ICMS, os senadores também querem discutir as dívidas estaduais, o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e os inventivos fiscais que alguns estados estão concedendo, sem a necessária autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ.
     
 Na questão da dívida dos estados, Renan vem fazendo sucessivos pronunciamentos sobre a necessidade de alterações nos critérios de correção dos débitos estaduais, “hoje tão pesados que não mais permitem aos estados a utilização de recursos necessários para investimentos públicos” – afirma.
     
 O senador Renan ficou particularmente satisfeito pela inclusão, na agenda da próxima 3ª feira, das mudanças no ICMS no comércio eletrônico, através da Internet. O relator, justamente o senador Renan, conseguiu a aprovação da matéria, no Senado. Atualmente a proposta está na Câmara dos Deputados. O projeto relatado por Renan altera a atual metodologia na cobrança do ICMS:
hoje o Imposto é recolhido nos estados onde estão localizados os sites de venda de bens e serviços. A proposta de Renan também beneficia os estados compradores dos produtos, via Internet, “promovendo maior justiça fiscal e a necessária e urgente distribuição da renda, beneficiando os estados menos desenvolvidos do Brasil” – concluiu o senador.  
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263