Foi um depoimento altivo de quem prioriza a ciência e não a subserviência”, diz Renan

Assessoria

Relator da CPI da Pandemia, o senador Renan Calheiros, avaliou o depoimento do diretor-presidente da ANVISA Antônio Barra Torres, nesta terça-feira (11), como muito relevante para o andamento dos trabalhos da Comissão.

“O presidente da ANVISA teve humildade para assumir erros, indicar os caminhos da ciência e confirmar as principais linhas de investigação da CPI: havia um ministério da Saúde paralelo. Ele confirmou a reunião para fraudar a bula da Cloroquina, além de enumerar os participantes do chamado ministério paralelo de aconselhamento”, disse.

O depoimento durou mais de 8 horas, e rendeu ainda perguntas sobre insumos, liberação de vacinas e posicionamentos do Governo Federal. Na avaliação dos integrantes da CPI, o depoente demonstrou seu empenho na vacinação, na condenação do uso de medicamentos ineficazes e a constatação óbvia que as declarações preconceituosas interferem na regularidade do fornecimento dos insumos para vacinas.

Um ponto destacado por Renan foi o sincero arrependimento de comportamentos reprováveis na pandemia, como aglomeração e não usar máscaras. “Foi um depoimento altivo, de um militar, médico, que prioriza a ciência e não a subordinação ou subserviência, como verificamos em outras autoridades da saúde”, completou

DEPOIMENTOS
Amanhã (12) é esperado o depoimento do ex-secretário de comunicação da presidência, Fábio Wajngarten, e, na quinta (13), o gerente-geral da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.

Na última semana, prestaram esclarecimentos à Comissão o ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e o atual líder da pasta, Marcelo Queiroga.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Por que a Copa América no Brasil é um mau exemplo

Esta reflexão, sugerida pela equipe técnica da CPI da Covid-19 no Senado...

Renan critica negacionistas sobre pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da...

A segunda cepa do negacionismo

Diante de tudo o que os fatos comprovam, rota...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263