Fiesp pede a Renan que o Senado não aprove elevação da carga tributária

1709f5

Nesta quarta-feira (16), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, pediu ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que os senadores não aprovem a elevação da carga tributária no país. Skaf não poupou críticas ao pacote apresentado pelo governo federal e disse que as medidas anunciadas são ruins para a sociedade. “Esse ajuste virou miragem porque o governo ao invés de reduzir gastos, melhorar a gestão, reduzir impostos e juros, faz o contrário. A sociedade esperava ouvir medidas concretas de eficiência, de combate a corrução, de melhor gestão pública, enfim, de redução de gastos. Ao invés disso, o governo tenta aumentar impostos tentando que a sociedade pague o pato mais uma vez. E a sociedade não está afim”, declarou Skaf.

Na avaliação do presidente da Fiesp, os cortes significam apenas transferência de fonte de recursos. “O que era do Tesouro passou para o Fundo de Garantia (FGTS). O que era do Tesouro foi para as emendas parlamentares. Mais uma vez o governo não tomou as medidas que tinham que ser tomadas como a redução de gastos públicos. Na prática, o que houve foi uma reposição de fontes. A presidente da República foi eleita para governar. No orçamento de 1 trilhão e 200 bilhões de reais, você precisa arrumar 30 bilhões e não consegue. Cabe ao governo encontrar esses recursos reduzindo as suas despesas ”, disse Skaf.
Para o presidente da Fiesp, Renan Calheiros manifestou uma preocupação muito grande com o atual cenário econômico. “Ele está muito consciente que o momento não é de aumento de impostos. Nós estamos aqui para fazer de tudo para não permitir, em hipótese nenhuma, que seja aprovada a CPMF ou qualquer outro imposto ou taxa. A sociedade brasileira já paga muito imposto e não tem retorno na qualidade do serviço público”, disse Skaf.
O presidente do Senado agradeceu a visita e disse que o debate com setores da sociedade é muito importante neste momento de crise. “Conversamos bastante sobre a conjuntura econômica e o Paulo brinda o Senado Federal com a oportunidade de trocar ideias e recolher informações nesse momento fundamental do país”, enfatizou Renan.

Sistema S
O presidente da Fiesp também falou com o presidente do Senado sobre a proposta do governo de reter até 30% do valor repassado ao Sistema S, como Sesi, Senai e Senac. As entidades recebem recursos para promover a qualificação de trabalhadores da indústria e do comércio. “Sesi e Senai significam educação de qualidade no Brasil. Quem forma mão de obra no Brasil é o Sesi e o Senai. Vai tirar dinheiro da educação de qualidade de forma inconstitucional. Ouvi dizer que era por MP. MP não pode mudar coisas que estão na Constituição”, afirmou Skaf.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263