Estudantes pedem apoio de Renan na reforma da educação

No início da noite desta quarta-feira (9), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu alunos que vieram à Casa acompanhar sessão da Comissão Mista da Medida Provisória (MP) n 746 de 2016, que reforma o ensino médio e institui a política de implementação de ensino médio em tempo integral nas escolas.

1111f5

Durante a audiência os alunos pediram ao presidente do Senado que fossem ouvidos porque estão preocupados com o futuro da educação, com a limitação de investimentos para a pasta e a limitação do ensino no Brasil.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, acredita que o aprimoramento democrático precisa da atuação de todos os setores da sociedade. “Eu com muita ênfase defendi essa participação no governo passado e continuo a defender no atual”, explicou Renan. “Nós precisamos avançar com relação às mudanças, às reformas e às transformações tão necessárias para o Brasil”.
Renan destacou que é muito importante a participação dos estudantes no processo legislativo. “Eu ouvi cada um dos estudantes que participaram desta audiência. Eu mesmo tive essa experiência que eles estão vivendo ao participar de manifestações e ir para as ruas defender prioridades para a educação, por isso eu acho muito importante que participem deste momento nacional, que é a reforma do ensino”, lembrou Renan.
Questionado pelos alunos sobre a possibilidade de retirar a MP 746/2016 da pauta de discussões, Renan informou que compete ao Executivo a edição e a retirada das medidas provisórias da tramitação. “O que cabe ao presidente do Congresso Nacional, e com isso em me comprometo, é qualificar o debate sobre esse tipo de matéria, dando voz aos envolvidos”, disse Renan. “Eu acho que a participação dos seguimentos afetados está diretamente ligada à qualidade das medidas provisórias. Nós temos um problema fiscal muito grande no Brasil e chegou a hora de nós decidirmos as prioridades da educação. Quais gastos são realmente prioritários? Nada melhor, nesse sentido, que contarmos com a participação dos alunos para que a educação seja redefinida como um todo”.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263