
Jovens estudantes de Alagoas e do Brasil ocuparam grande parte da agenda política do senador Renan Calheiros nesta semana.
O movimento “Ocupe Brasilia” reuniu dezenas de estudantes que acamparam nos gramados em frente ao Congresso Nacional.
Eles vieram para reivindicar melhores condições para a educação no Brasil, buscando a aprovação do Estatuto da Juventude e pedindo urgência na aprovação do projeto que destina recursos do Fundo Social do Pré Sal para a área educacional. Dos estudantes de todos os estados da Federação, 29 eram alagoanos e foram recebidos por Renan. Eles também aproveitaram para pedir meia-entrada para os jogos da Copa do Mundo de 2014 e também solicitam a destinação de 10% do PIB para a educação pública.
O líder do PMDB levou os estudantes ao gabinete do presidente da Casa, senador José Sarney: Dário Rosalvo, do Grêmio Estudantil do IFAL, Alisson Virtuoso, de Satuba e presidente da União Municipal dos Estudantes, Luis Eduardo, da Escola Eunice Lemos Campos, de Maceió e Thiago Souza, coordenador geral do DCE da UFAL.
Na Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal, foram homenageados estudantes de todos os estados brasileiros que receberam Certificados de Excelência na categoria Instalação e Manutenção de Redes. Todos foram agraciados com a Medalha da Olimpíada Mundial do Ensino Técnico – versão 2011, que faz parte da 41ª Worldkills, realizada em Londres, Inglaterra. Um dos estudantes premiados foi o alagoano Avner Miguel de Lima Santos, que recebeu mensagem de cumprimentos do senador Renan.