Este projeto é para abrir a caixa preta, diz Renan sobre LRE

0206f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), voltou a defender na tarde desta terça-feira (02), a aprovação de uma lei que garanta ao Congresso instrumentos para fiscalizar o funcionamento das empresas estatais brasileiras. Renan reagiu as declarações da presidente da República Dilma Rousseff que, na manhã desta terça-feira, disse que a nomeação de diretores e presidentes de estatais é atribuição do Poder Executivo.
Renan diz que Lei de Responsabilidade de estatais não é interferência no Executivo. Foto: Jonas Pereira
A polêmica começou depois que os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) apresentaram nesta segunda-feira (1º), um anteprojeto da Lei de Responsabilidade das Estatais. A proposta prevê a necessidade de sabatina e aprovação pelo Senado de indicados para dirigir as empresas estatais. “Não se trata absolutamente de interferência. Os poderes são complementares, o que é há é um desejo da sociedade que se abra a caixa preta das estatais. Essa coisa da discussão dos nomes, dos critérios de indicação não é o fundamental, o fundamental é a transparência, é dar a resposta que a sociedade esta cobrando”, afirmou Renan.
O presidente Renan ressaltou que a Lei de Responsabilidade das Estatais deve ser um instrumento para auxiliar na fiscalização que deve ser exercida pelo parlamento. “É papel do Legislativo fiscalizar o executivo, esse projeto é apenas para ordenar, dar transparência, abrir a caixa preta e fortalecer o papel do Congresso na fiscalização juntamente com a sociedade. É uma resposta do legislativo ao desalinho de todas as estatais, inclusive da Petrobrás”, explicou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Entrevista Estadão

Conversei hoje com a agência Estado sobre a conjuntura...

Entrevista para o SBT News

Tive a honra de conceder uma longa entrevista à...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263