Dilma precisa cumprir promessa de campanha, diz Renan

2205f1

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira (20), em Plenário, que defendeu em reunião com os governadores de estado o cumprimento da promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff em relação ao apoio a ações voltadas para a Segurança Pública. Renan fez um relato em Plenário sobre a reunião realizada durante a manhã.
“Eu tive a oportunidade de dizer para os governadores que esse foi um solene compromisso da presidente da República na campanha eleitoral e depois reafirmado no seu discurso de posse. Portanto tinha chegado o momento de nós cobramos da presidente da República esse compromisso”, afirmou Renan.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), disse na reunião que considera alarmante o número de mortes no país. “Não existe perspectiva para um país onde morrem 45 mil pessoas ao ano. Não tem conflito que esteja matando quantidade de gente como essa”, afirmou Coutinho.
“Os governadores, sem exceção, estão preocupados com o atraso dos repasses dos recursos do governo federal. Tem programa social cujo repasse está atrasado desde dezembro. Como esta Casa é a Casa da Federação é fundamental que nós façamos um esforço conjunto com os governadores e a Câmara dos Deputados para que possamos devolver a normalidade desses repasses”, alertou Renan.
Renan comunicou aos senadores que para definir a pauta federativa e atender a todos os pedidos dos governadores, designou os senadores José Serra (PSDB-SP) e Romero Jucá (PMDB-RR) e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), definiu os deputados federais Danilo Forte (PMDB-CE) e André Moura (PSC-CE). Os quatro parlamentares irão, em contato com um governador de cada região, sistematizar o que foi discutido na reunião.
O presidente do Senado também anunciou que vai se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (21), para definir uma pauta complementar das duas casas legislativas. Renan também comunicou que determinou a criação de um grupo de trabalho, formado por 17 senadores e senadoras, para acompanhar o encaminhamento e a votação dos assuntos federativos levantados durante o encontro com os governadores de estado e do Distrito Federal.
O presidente do Senado assegurou que o Parlamento irá colaborar para tirar os estados da crise. “Essa reunião foi muito importante. Eu quero agradecer a presença dos senadores e senadoras e dos governadores. Eu disse que eles não tivessem nenhuma dúvida quanto à colaboração do Legislativo para o aprimoramento do Pacto Federativo. Mais que uma colaboração é um dever nosso e nós não vamos nos eximir dele”, afirmou. Vários senadores elogiaram a iniciativa de Renan em trazer a discussão do Pacto Federativo para o Congresso Nacional.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263