DIAP: RENAN É DESTAQUE ENTRE OS 100 “CABEÇAS” DO CONGRESSO NACIONAL

diap

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP apresentou nesta semana a lista dos “cabeças” do Congresso Nacional e dos parlamentares em “ascensão”.

A publicação já é tradicional no mundo político do Brasil, estando em sua 21ª edição. Para alcançar os resultados desta lista o DIAP fez entrevistas com deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, cientistas e analistas políticos e promoveu – em relação a cada parlamentar – exame cuidadoso das atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou organizações econômicas ou de classe, da formação e vida acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos públicos exercidos dentro e fora do Congresso, relatorias de matérias relevantes, “além do exame minucioso dos perfis políticos e ideológicos de cada parlamentar”.
Como característica dos “cabeças”, o DIAP considera que é preciso, além do cargo formal, que o parlamentar “exerça alguma habilidade que influencie o processo decisório, seja na bancada partidária, na comissão, no plenário, nas decisões de bastidores ou até mesmo em fóruns informais”.
Alagoas foi contemplada com apenas dois nomes de políticos com este perfil: os senadores Fernando Collor (PTB) e Renan Calheiros (PMDB). Ambos foram considerados pelo DIAP como “articuladores”. As demais habilidades consideradas pelo Departamento são: “formador de opinião”, “debatedor”, “negociador” e “formulador”. O DIAP conceitua como “articulador” o parlamentar que tem “excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria o credencia a ordenar e criar condições para o consenso”. E continua: “muitos deles exercem um poder invisível entre seus colegas de bancada, sem aparecer na imprensa ou nos debates de plenário e comissões”. Por fim, a instituição afirma que o “articulador” normalmente tem “livre acesso aos bastidores do poder institucional e alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou idiológicas do grupo político que integram, não sendo necessariamente eruditos, mas possuem instinto político e dom da síntese”.
Novidade apresentada pelo DIAP, este ano, foi a inclusão de parlamentares em estão em “ascensão” e parlamentares que saíram da “ascensão” em 2014. No primeiro caso, de Alagoas, o trabalho destaca o deputado Givaldo Carimbão (PROS) e, no segundo caso, saindo da “ascensão”, ficou o deputado Arthur Lira (PP).
O senador Renan Calheiros (PMDB/AL) é constante nas listas dos “cabeças” do Congresso Nacional, desde a criação deste trabalho. Deixou de participar no período em que ocupou o cargo de ministro da Justiça e esteve licenciado de seu mandato parlamentar.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263