Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

CNM aponta Alagoas em 1º lugar entre estados com maior número de homicídios por armas de fogo

A Confederação Nacional de Municípios revelou um cenário dramático para a segurança pública em Alagoas: o estado está em 1º lugar no ranking de assassinatos por armas de fogo no Brasil. Uma pesquisa divulgada pela CNM mostrou que 83,3% das mortes no estado envolvem o uso de armas. O estudo preliminar do Ministério da Saúde elaborado entre 2000 e 2009 aponta, atrás de Alagoas, os estados da Bahia (81,3%), Paraíba (80,5%), Rio de Janeiro (80,1%) e Pernambuco (78,9%). Entre as capitais mais violentas do país, Maceió aparece em terceiro lugar, atrás de Salvador e Vitória. De acordo com o levantamento, o Norte é a região com as menores taxas de homicídios envolvendo armas de fogo. Nas capitais nortistas, o índice representa menos da metade do total de assassinatos. No Brasil, 71,2% das mortes são provocadas pelo uso de armas.
Quatro anos antes da divulgação destes dados, em 2005, o senador Renan Calheiros capitaneou um referendo popular para proibir a comercialização de armas e munições no país. O referendo, porém, foi derrotado por 64% dos brasileiros que votaram a favor do comércio de armas. O resultado, segundo Renan, foi incentivado por uma “campanha marcada pela desinformação e por distorções, em que o direito à propriedade, à liberdade individual, foi confundido voluntariamente com o acesso às armas”. De acordo com o senador, após o referendo, o número de armas vendidas no Brasil subiu de 65 mil para 120 mil ao ano. O Ministério da Justiça registrou a circulação de 16 milhões de armas entre os brasileiros, mas metade são ilegais.
O uso das armas de fogo voltou ao centro do debate no Congresso após o chamado massacre de Realengo, onde um jovem matou doze crianças em uma escola do Rio de Janeiro com duas armas-calibres 32 e 38 – sem registro. O presidente do Senado, José Sarney, apresentou um projeto que sugere a realização de um plebiscito para novamente perguntar aos brasileiros se “o comércio de armas e munições deve ser proibido no Brasil?”. O senador Renan Calheiros foi um dos primeiros parlamentares a defender a iniciativa e sugerir ainda outras medidas para a área de segurança.
No plenário, ele pediu a veiculação de recursos orçamentários para a segurança pública, assim como já ocorre nas áreas de educação e saúde. Renan também defendeu o aumento dos gastos no combate a violência especialmente em Alagoas, onde segundo ele, os recursos para a área só tem diminuído: “Carecemos, com urgência, de um novo modelo de segurança para o país, com organicidade, com financiamento. Não há absolutamente nenhum sentido o que vejo, por exemplo, no meu estado. Um estado que vive uma explosão da criminalidade, que hoje é um dos mais violentos do país. Lá, convivemos com a redução do gasto com a segurança pública ano após ano. Isso não pode continuar a acontecer no Brasil” – concluiu.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263