Árbitros de futebol reivindicam porcentagem do direito de arena

Juízes de futebol de todo o Brasil querem 0,5% da receita do direito de arena, renda paga pela emissora de televisão às entidades de prática desportiva pela transmissão dos jogos. O valor chegou a ser previsto na Medida Provisória (MP) 671/2015, conhecida como MP do Futebol, mas foi vetado pela presidente Dilma Rousseff, no dia 5 de agosto, ao converter a medida na lei 13155/2015. “É um direito que já está consagrado em todo o mundo e nós não temos”, lamentou Arilson Bispo, vice-presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) da Região Nordeste.
Para resgatar a regra, além de Bispo, o vice-presidente da ANAF da Região Centro-oeste, Jamir Carlos Garcêz, o presidente do Sindicato dos Árbitros de Alagoas, Francisco Carlos Nascimento e o deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL), se reuniram com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) nesta quarta-feira (09). Uma das alternativas é a derrubada do veto 31/2015, que consta na pauta de sessão do Congresso Nacional prevista para 22 de setembro.
O presidente do Senado disse que podem contar com ele, mas argumentou que seria necessário se encontrar “um caminho mais rápido para regulamentar” a questão, pois a derrubada do veto seria uma escolha difícil. “Têm muitos vetos que já se acumulam, ora o governo esvazia [a sessão], ora a oposição esvazia [a sessão]”, explicou Renan Calheiros.
Os árbitros pediram apoio, então, na apreciação do Projeto de Lei (PL) 1968/2015, em exame na Câmara dos Deputados. A ideia é incluir uma emenda no projeto, apresentado por Alfredo Nascimento quando senador em 2014, e garantir 0,5% de direito de arena aos árbitros do jogo. “Com essa porcentagem, o árbitro pode se preparar melhor, ter personal trainner, ter plano de saúde bom. Quando ele se machuca, ele fica afastado dos estádios”, defendeu Jamir Carlos Garcêz.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263