As 43 ambulâncias destinadas ao estado de Alagoas serão entregues pelo presidente Lula na próxima quinta-feira, em São Paulo. A informação é do senador Renan Calheiros, na manhã de hoje, depois de ter sido comunicado pelo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, atendendo pedido do presidente da República.
As ambulâncias estão destinadas a 36 municípios alagoanos: Arapiraca, Atalaia, Batalha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Colônia Leopoldina, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Maribondo, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Penedo, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luis do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Sebastião, Teotonio Vilela, União dos Palmares, Viçosa e Mar Vermelho.
Destas, 15 unidades são verdadeiras UTIs móveis, denominadas de Unidades de Suporte Avançado (USA) e as demais são de suporte básico (USB). Em todo o Brasil serão distribuídas 2.400 ambulâncias, até o início do segundo semestre. As ambulâncias fazem parte do programa do governo federal de ampliação da assistência pré-hospitalar móvel – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O prefeito de Arapiraca – e presidente da AMA – Luciano Barbosa, que também vai participar da cerimônia da entrega das ambulâncias, diz que “esta é mais uma demonstração concreta do trabalho do senador Renan Calheiros para Alagoas, especialmente para a área da saúde, que anda tão carente em nosso estado”.
Por sua vez, Renan atribui ao presidente Lula as atenções que ele vem demonstrando em Alagoas, trazendo recursos e serviços para a melhoria das condições de vida do povo alagoano.