Alagoas continua o Estado mais violento do Brasil e preocupa Renan

renan+ entrevista

O Brasil está mais violento e Alagoas, mesmo com a redução de 21,9% este ano, continua sendo o estado com maior percentual de assassinatos do País: 58,2 por cada grupo de 100 mil pessoas. A média nacional é de 28 homicídios. O segundo estado mais violento, depois de Alagoas, é o Pará (44 homicídios por cada 100 mil habitantes). O Ceará vem em terceiro, com 42 homicídios.

Os números constam do anuário de 2013 da Senasp que será divulgado oficialmente nesta terça-feira, mas que foram antecipados na manhã (4) pelo senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal. Em entrevista ao programa Cidadania, do radialista França Moura, na Rádio Correio, o senador peemedebista lamentou, na manhã desta segunda-feira, a difícil situação de Alagoas no ranking nacional de criminalidade.

“Tivemos um aumento dos homicídios no Brasil, que chegou, pela primeira vez, a 50.108, mas Alagoas, apesar da redução de 21,9%, ainda é o Estado que tem, percentualmente e proporcionalmente, o maior número de homicídios, com 58,2 por cada grupo de 100 mil habitantes”, lamentou o senador. Mesmo com o aumento registrado no anuário 2013 da Senasp, segundo ele, a média nacional é de 28 homicídios.

Renan anunciou que nesta segunda-feira à tarde estará reunido com a presidente Dilma, para tratar de uma extensa agenda, e que iria aproveitar para pedir a ela e ao ministro da Justiça que mantenham o plano Brasil Mais Seguro em Alagoas. “Vou pedir não apenas a continuidade, mas o reforço do plano e ações mais efetivas para acabar com esse percentual inaceitável de violência no Estado”, defende o senador.

O presidente do Senado propõe melhorar o que já existe no plano Brasil mais seguro, mantendo a guarda nacional em Alagoas. Pede a contratação de mais policiais no Estado. “Temos um dos menores índices de policial-população do Brasil. No interior, são dois ou três policiais por cidade. Isso desfaz a condição da segurança estadual enfrentar o crime organizado, o narcotráfico”, avalia.

O senador lembrou que, quando foi ministro da Justiça, há 13 anos, conseguiu, pela primeira, dar um basta na criminalidade alagoana. “A força-tarefa que conseguimos naquela época contou com o Ministério Público, com o Judiciário e com a polícia estadual e federal. Os federais ficaram à disposição do Estado durante alguns meses. Tudo aquilo precisa ser feito atualmente”, disse.

Renan também defende o reaparelhamento policiai e mais investimento em segurança pública. “O Brasil vive um momento difícil com o aumento dos homicídios, mas, infelizmente, a situação de Alagoas é a pior de todos os estados brasileiros”, concluiu o senador, na entrevista em que abordou diversos outros assuntos que tratou no Estado no fim de semana, ouvindo lideranças de vários segmentos da capital e interior.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263