Agricultores pedem ajuda de Renan para barrar endividamento

1211f2

Representantes do Movimento dos Agricultores do Nordeste entregaram, nesta quarta-feira (11), ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), um estudo sobre o endividamento dos pequenos produtores da região para justificar um pedido de ajuda. De acordo com os produtores, que vieram acompanhados do deputado federal Marx Beltrão (AL), integrante da Frente Parlamentar Mista da Agropecuária (FPA) da Câmara dos Deputados, agricultores estão sofrendo por causa da seca, da falta de água e perda de produtividade, além dos altos juros cobrados pelos bancos nos empréstimos.

“Os pequenos agricultores estão perdendo seus bens na execução das dívidas contraídas. Tem produtor que pegou 36 mil reais emprestados e hoje deve 180 mil reais. Dia desses, um deles morreu por causa de um infarto quando chegou um camburão para prendê-lo por causa da dívida. A situação está insustentável”, explicou ao presidente do Senado o agricultor Chico da Capial, que é presidente da Cooperativa Agroindustrial de Arapiraca-AL.

“Os agricultores sempre tiveram essa dificuldade em relação à execução. Quando da votação da MP da Seca [MP 565/2012], nós já havíamos alertado que o limite para a renegociação deveria ser melhor discutido. Vamos fazer um estudo, aqui no Senado, para buscar uma solução”, afirmou Renan Calheiros. Os agricultores também pediram ajuda do presidente Renan para a liberação de recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no valor de quase R$ 13 milhões, para financiar 124 projetos na região.

O presidente do Senado disse ter recebido com muita “disposição de ajudar” o pedido feito pelos representantes agricultores. “Nós já fizemos várias renegociações. Aprovamos leis diferentes, mas essas leis, na prática, não produziram os efeitos esperados pelo Congresso Nacional”, disse Renan, que defendeu ser “o caso de abrirmos o assunto para encontrarmos uma solução definitiva”.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263