Reivindicação é feita a Renan e Joaquim Beltrão durante encontro em Delmiro Gouveia
Mais de 100 produtores familiares participaram, nesta segunda-feira, 14, em Delmiro Gouveia, da reunião mensal do colegiado da Cidadania do Alto Sertão de Alagoas, com a presença do senador Renan Calheiros (PMDB), do deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB) e do deputado estadual Judson Cabral (PT). No encontro, foram discutidos assuntos relacionados ao setor, como o eventual atraso no repasse de recursos e também maneiras de viabilizar novas ferramentas para facilitar a comercialização da produção.
O evento serviu também para que os participantes reacendessem discussões sobre projetos que serão encaminhados à moderação do Território da Cidadania, um programa lançado pelo Governo Federal em 2008 visando melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões que mais carentes de desenvolvimento, especialmente no meio rural, além de universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.
– Renan tem grande poder de influência junto aos órgãos federais, além de acesso, como nenhum outro parlamentar, à obtenção dos recursos federais necessários para o desenvolvimento dessa atividade – destacou o deputado Joaquim Beltrão. “Esse apoio é fundamental na viabilização de recursos que proporcionem a dinamização da produção, da diversificação da oferta e do aumento da demanda”, completou o deputado.
O senador reafirmou seu compromisso de continuar lutando pelos interesses dos pequenos produtores e de todos os alagoanos. Enumerou algumas das lutas que tem liderado em favor dos agricultores familiares e os mais de R$ 10 bilhões que vêm sendo investidos no Estado pelo Governo Federal, em uma demonstração clara do presidente Lula em atender aos pleitos não só dele, mas de toda a bancada federal alagoana, para o avanço da produção agrícola no Estado.
O encontro, na Cooperativa dos Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes, contou também com a participação do prefeito de Delmiro Gouveia, Luis Carlos Costa (Lula Cabeleira, do PRB); vice-prefeita, Ziane Costa (presidente do PMDB no município); Antenor Serpa, Secretário de Agricultura de Delmiro; Iran Barbosa, Secretário de Agricultura de Mata Grande; Jorge Isídrio, assessor Territorial do Médio Sertão; Inês Pacheco, superintendente de Agricultura Familiar do Estado de Alagoas; Carlos Roberto Dias, Assessor Territorial do Alto Sertão, vereadores, lideranças e representantes das comunidades indígenas da região.
Renan e Joaquim Beltrão prometeram rever com os gestores e autoridades responsáveis o atraso no repasse dos recursos e as demais reivindicações dos produtores familiares.
Senador participa de homenagens a Santa Luzia
Padroeira da Fazenda Peri Peri, Santa Luzia foi homenageada no último domingo, 13, com uma festa que reuniu funcionários, políticos, parentes e amigos da família Tavares, em Junqueiro, a 119 km de Maceió. A festa acontece tradicionalmente há 70 anos e, este ano, contou com a presença do senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, recepcionado pela matriarca do grupo, dona Liege.
De lá, Renan seguiu para o município de Santa Luzia do Norte, onde se realizou uma das festas religiosas mais tradicionais de Alagoas: a procissão alusiva à festa da padroeira da cidade, que reuniu mais de 30 mil pessoas da região e de estados vizinhos. As festividades aconteceram durante toda a semana, mas o ponto alto foi mesmo a procissão, que anualmente muda a rotina da pequena cidade, de 7.500 moradores. A prefeita Maria de Fátima Lins (PMN) destacou a importância do evento para o município que, além de incentivar a fé cristã, incrementa a economia informal.
Já pela manhã, o senador havia participado de homenagens à Santa. Juntamente com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) compareceu à Missa na Igreja de Santa Luzia, na cidade de Porto Calvo, ao lado do prefeito Carlos Eurico Leão e Lima, Kaika (PMDB) e lideranças locais.
O senador falou sobre a importância dos eventos religiosos e das homenagens prestadas à Santa Luzia, considerada a protetora da visão. “Participamos daquilo que chamamos de um grande exercício de fé de um povo que neste dia presta esta grande homenagem a Santa Luzia”, disse Renan.