Agricultores do NE pedem ajuda de Renan para renegociar e prorrogar dívidas

unnamed-1

Nesta terça-feira (8), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu presidentes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) do Nordeste, que vieram pedir ajuda para que os produtores da região possam renegociar dívidas e conseguir a prorrogação de financiamentos.
Participaram da reunião, os presidentes da CNA de Alagoas, Álvaro Almeida; do Rio Grande do Norte, José Vieira, que também é presidente da Comissão Nordeste da CNA; da Paraíba, Mário Borba, que também é vice-presidente-diretor da CNA; do Maranhão, Raimundo Coelho; prefeitos de municípios alagoanos e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado.

Os representantes da CNA solicitaram apoio do presidente na regulamentação da Lei 13340/2016, que permite a renegociação, com descontos até 29 de dezembro de 2017, das dívidas de agricultores das regiões abrangidas pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

“Sem regulamentação, ela [Lei 13340/2016] não pode ser colocada em prática e as dificuldades dos companheiros do Nordeste e também de Alagoas continuam”, afirmou Álvaro Almeida.

Os produtores da região Nordeste ainda lembraram que as medidas a serem implementadas pela Lei 13340 só alcançam as dívidas contratadas até 31 de dezembro de 2011 e excluem, portanto, os empréstimos contraídos nos últimos anos, quando a região sofreu forte seca. Por isso, eles também pediram apoio do presidente do Senado junto ao Conselho Monetário Nacional para que seja autorizada a prorrogação de financiamentos feitos a partir de 2012, a exemplo do que foi feito, segundo Álvaro Almeida, no estado do Rio Grande do Sul, devido ao excesso de chuvas; e na região do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Espírito Santo; devido à estiagem prolongada.

“Aqui tivemos com toda a diretoria da CNA, os companheiros da Paraíba, os companheiros do Rio Grande do Norte e, mais uma vez, os nossos pleitos foram encaminhados e temos certeza que receberão toda a atenção do senador Renan Calheiros”, informou Álvaro Almeida.

O presidente do Senado informou que já adiantou o assunto com o presidente da República, Michel Temer, em encontro durante o almoço, e reforçou o pleito dos agricultores da região Nordeste com o senador Romero Jucá, presente à reunião, para que o governo atue na renegociação e prorrogação das dívidas.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263