Em reunião realizada neste domingo (07), na cidade de Santana do Mundaú, agricultores locais e de municípios vizinhos prestigiaram a iniciativa da Cooperativa dos produtores de laranja lima, em destacar o importante trabalho do senador Renan Calheiros (PMDB/AL) para o fortalecimento da economia local e o conseqüente avanço da qualidade de vida do homem do campo.
A cidade, localizada na Zona da Mata alagoana, é a campeã na produção de laranja lima do País, atingindo a marca de 100 milhões de frutos ao ano. O sucesso das laranjas de Santana deve-se à geografia e ao clima do lugar, resultando em uma fruta muito maior e mais adocicada, sendo comercializada para os estados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba e Ceará.
Cerca de 200 pessoas lotaram o pátio da Escola Estadual de Educação Básica Manoel de Matos para debater novas ações para a resolução de entraves enfrentados pelos produtores da região, como o perdão das dívidas com o Banco do Nordeste e a melhoria da malha viária do município.
O presidente da cooperativa, Antônio Carlos Souza, ressaltou a união dos agricultores de Santana do Mundaú, em buscar alternativas para aumentar a produção, mas lembrou que nada disso seria possível sem o empenho do senador Renan que, juntamente com o presidente Lula, não tem medido esforços para alavancar a agricultura familiar.
Também presente ao debate, o superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu Rêgo, revelou que está sempre em contato com o senador, a fim de discutir as maneiras práticas e assertivas para dirimir os entraves e acelerar os convênios necessários para o aperfeiçoamento da agricultura local. “Devemos agradecer por ter Renan como nosso representante no Senado Federal. Ele é o grande baluarte de todas as conquistas alcançadas até hoje no tocante à agricultura familiar”, enfatizou
Grande incentivador da expansão de produções familiares, Renan não escondeu sua satisfação em participar do evento e comprovar que sua representação parlamentar tem surtido efeito positivo, ajudando, na prática, a tornar o Brasil um país mais igualitário e citou que só em Santana do Mundaú são mais de 2 mil produtores que dependem da ajuda do Governo Federal para se livrar de débitos antigos e voltar a ter crédito para aumentar suas lavouras.
“No passado, já sensível a situação dos agricultores alagoanos e, em especial desta região, viabilizei recursos para o asfaltamento da rodovia que liga União dos Palmares a Santana do Mundaú. Desta forma, não poderia deixar de assumir mais uma reivindicação do povo santanense, me comprometendo a conversar com o superintendente do Incra, Gilberto Coutinho, para viabilizarmos os recursos para asfaltar as estradas vicinais deste município”, afirmou.
O senador lembrou ainda que é graças ao governo Lula que o País retomou sua vocação para o crescimento e que o amplo desenvolvimento da economia interna ocorreu devido à unificação de programas sociais, entre os quais o Bolsa Família do qual e,e foi o relator. “Me orgulho de saber que, graças a esta iniciativa, mais de 20 milhões de pessoas ultrapassaram a linha da pobreza e vivem com mais decência.” Renan disse ainda estar lutando para suspender a execução judicial das dívidas ativas dos pequenos produtores e assegurou que levará, em breve, ao presidente Lula uma proposta para a remissão dos débitos de até R$ 15.000,00.
O senador parabenizou todas as mulheres, face à comemoração do seu dia, neste 08 de março, ressaltando as conquistas alcançadas por elas em todos os segmentos da sociedade, mas, especialmente, na vida pública, criando alternativas mais cidadãs para a política brasileira, “sem deixar de lado e nem esmorecer na luta contra a violência e a discriminação que muitas mulheres ainda sofrem em suas casas e locais de trabalho”, concluiu.
Marcou presença também ao evento o deputado federal Joaquim Beltrão, o presidente do PMDB sindical e da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Sérgio Cabral, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) em Alagoas, Antônio Vitorino, as nutricionistas do Sesc, Kalline Batista e Kelly Santos, além dos e os vereadores de Santana do Mundaú, Ivan Ferreira, Maciel Barbosa e Edson Barros.