A liberdade de expressão é um dos alicerces da democracia”, diz Renan

0212f2

Durante a sessão do Plenário desta quarta-feira (30), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se manifestou contrário à decisão da Justiça de São Paulo que determinou a quebra de sigilo telefônico da jornalista Andreza Matais, para identificar a fonte de uma série de reportagens publicadas pela profissional, em 2012.

“Eu quero, senhora e senhores senadores, assim como fiz recentemente, com alguma ênfase, defendendo o Senado Federal, que foi vítima de uma invasão autorizada por uma instancia incompetente para tal, comunicar à Casa um fato surpreendente envolvendo a quebra de sigilo de uma jornalista, que pela Constituição Federal tem sigilo de fonte assegurado. Um juiz, conforme está no jornal O Estado de São Paulo, determinou a quebra do sigilo de dados telefônicos da jornalista Andreza Matais, com o objetivo, segundo o próprio jornal, de identificar a fonte de uma série de reportagens publicadas em 2012 pelo jornal Folha de São Paulo”.
Segundo o presidente do Senado, Renan Calheiros, outro episódio idêntico aconteceu com jornalista da revista Época e “antes que o erro se converta em vicio é preciso atalhar essas impropriedades”. O presidente do Senado reiterou que o Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/2016, que trata do abuso de autoridades, mas para punir o abuso.
“Lembro aqui o que disse em meu discurso de posse. ‘A liberdade de expressão é um dos alicerces da democracia. Ela é inviolável e mesmo com excessos devemos torna-las mais que uma prerrogativa, um direito sagrado’. Foi esse o compromisso que assumimos com a Constituição e com o Senado Federal”, finalizou Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263