Papel do parlamento é construir uma convergência em torno do interesse nacional, diz Renan

Nesta quinta-feira (10), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), defendeu que é preciso haver uma conversa constante entre os partidos políticos para se encontrar saídas para crise do país e voltou a pedir “bom senso, equilíbrio e serenidade” para preservar o interesse nacional.
Ontem, Renan reuniu senadores da base aliada e o presidente Lula num café da manhã, à tarde, se encontrou com a presidente da República, Dilma Rousseff, e, à noite, jantou com a cúpula do PSDB.

“Eu acho que mais do que nunca é hora de construir uma convergência em torno do interesse nacional. Esse é o maior papel que cabe ao Legislativo” argumentou o presidente do Senado que pretende continuar com as conversas partidárias.
“Não foi a primeira vez e, com certeza, não será a última vez [sobre a conversa com o PSDB]. Nós temos conversado e vamos continuar conversando. Acho que, se há uma exigência com relação ao que o Parlamento deve fazer, é a exigência de que nós deveremos conversar para encontrar saídas”, ponderou Renan.
Questionado sobre o Supremo Tribunal Federal (STF) ter impedido o ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, de assumir a pasta, o presidente do Senado foi taxativo ao dizer que “essa é uma decisão que cabe à presidente. No presidencialismo, cabe à presidente nomear os ministros, nós não fomos ouvidos e não era o caso em relação a isso”.
Com relação a possibilidade do PMDB decidir deixar o apoio ao governo na Convenção do partido marcada para sábado em Brasília, Renan disse que, como presidente do Congresso Nacional, o melhor caminho é a isenção.
“Eu não sou governo. Eu entendi, desde o início, que a posição adequada para o presidente do Congresso Nacional é a isenção. Com a isenção, você pode ajudar mais a democracia e eu não participarei do governo enquanto estiver na presidência do Senado Federal”, afirmou Renan.
Ainda assim o presidente do Senado, recomendou que o partido haja com “responsabilidade nessa hora para não aumentar a crise”.
“O PMDB tem que ser a saída para a crise, o poder moderador, o pilar da sustentação da democracia. O PMDB deve fazer a sua Convenção, mas assim com muita responsabilidade porque qualquer sinalização que houver com relação ao posicionamento do PMDB isso pode diminuir ou aumentar a crise”, concluiu Renan.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263