Renan recepciona embaixadoras no Senado

“Somente com a consciência de que a cada um de nós, homens ou mulheres, é dado o direito de se firmar como ser único e capaz é que podemos nos tornar melhores cidadãos.” A homenagem foi do presidente Renan Calheiros (PMDB/AL) ao receber, nesta terça-feira (17) no Salão Nobre do Senado, as embaixadoras que servem em missão diplomática no Brasil, num encontro com a Bancada Feminina do Congresso Nacional. Das 21 mulheres que representam seus países no Brasil, 14 vieram ao Senado. Entre elas, as embaixadoras da Áustria, União Europeia, Cuba, Venezuela e Jamaica.

O encontro faz parte das comemorações do Mês da Mulher e foi organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado. Participaram a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/ AM), Procuradora Especial da Mulher do Senado Federal; a deputada Dâmina Pereira (PMN/ MG), coordenadora-geral dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados; a deputada Jô Moraes (PCdoB/ MG); a embaixadora Glady Ann Garry Facó, representando o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e Boris Utria, do Banco Mundial.

Renan recepciona embaixadoras no Senado2

O presidente Renan Calheiros lamentou os números da violência contra a mulher no Brasil. “Os números são vergonhosos e temos que enfrentá-los. Nas três últimas décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. São 4,6 homicídios por 100 mil vítimas do sexo feminino, o que coloca o país na sétima posição em assassinatos de mulheres no mundo”, disse Renan.

Renan destacou que o Congresso vem atuando para apoiar medidas que coíbam as agressões, assédios e assassinatos por questões de gênero no país. O presidente parabenizou a senadora Vanessa Grazziotin pelas realizações à frente da Procuradoria da Mulher e lembrou iniciativas do Legislativo, entre elas a CPMI da Violência contra a Mulher, que encerrou os trabalhos em 2013. Hoje, o Congresso conta com uma comissão mista permanente para tratar do assunto.

“Recentemente criamos a comissão permanente de combate a violência contra mulher e comemoramos a alteração sofrida pelo Código Penal Brasileiro para que agressores de mulheres, no âmbito doméstico ou familiar, sejam presos em flagrante e ainda a inclusão do feminicídio na  lista de homicídios qualificados, além de colocá-lo entre os crimes hediondos”, afirmou Renan. A Lei do Feminicídio foi sancionada no último dia 9 de março pela presidente da República, Dilma Rousseff.

Renan recepciona embaixadoras no Senado

A lei Maria da Penha foi aprovada em 2006, quando Renan Calheiros presidiu o Senado e o Congresso Nacional pela primeira vez. “Reuni todos os esforços para ver aprovada a Lei Maria da Penha, que vem conscientizando a população de que agressão contra mulher é crime e penalizando os agressores”, recordou.

Para Renan Calheiros, as questões do universo feminino não dizem respeito apenas às mulheres, mas a toda sociedade. “O que prejudica e discrimina as mulheres atinge a sociedade, desestrutura lares, destrói famílias. Em nosso país, apesar da persistência do número de mulheres vitimadas pela violência, temos avançado na percepção de que somente a equiparação de oportunidades nos torna um país mais democrático e justo.”

Por fim, o presidente disse que o Brasil vive o melhor momento para assegurar todas as formas para uma participação maior da mulher na política brasileira, com a análise dos projetos da Reforma Política no Senado. “A partir do momento que a presidente Dilma está dizendo que agora vai ter o protagonismo dela e do PT, eu acho que a reforma tem uma chance maior de sair porque nós votamos uma reforma, há 12 anos no Senado Federal, e ela não andou. Não andou exatamente porque faltou, nesses momentos, esses protagonismos que estão sendo anunciados agora. Acho que agora, nós vamos seguir em frente”, analisou.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263