Nova Biblioteca Digital do Senado Federal

 
A revolução digital impôs a todos a atenção constante para acompanhar novas ferramentas e inovações que surgem continuamente no mercado. O esforço de estar sempre atualizados nos permite oferecer melhores condições de utilização do potencial que a tecnologia fornece ao homem contemporâneo, redesenhando possibilidades e dando mais celeridade às interações pessoais, sociais e institucionais. 

No que diz respeito à difusão da educação e da cultura já se provou o quanto as modernas ferramentas de comunicação aceleram e expandem a aquisição de novos conhecimentos. 
Tais possibilidades, que há tão pouco tempo eram inimagináveis, se apresentam hoje como imprescindíveis. O que nos estimula ainda mais a acompanhar as possibilidades digitais devido a esses avanços tecnológicos é a qualidade da Biblioteca Digital do Senado. Nela se encontram disponíveis mais de 226 mil documentos do Poder Legislativo, e de outras instituições, que sem dúvida são de grande interesse para estudantes, professores, pesquisadores e tantos outros estudiosos de nosso país.
 
        
Desde 16 de maio de 2006, quando foi implantada, a Biblioteca Digital vem prestando enorme contribuição à difusão do conhecimento. Em média, esses milhares de documentos são baixados gratuitamente mais de um milhão de vezes ao ano. Tudo isso, como a legislação sobre direitos autorais exige, já em domínio público ou que tenha a sua divulgação devidamente autorizada. Mais de um milhão e meio de pesquisas são também feitas anualmente em livros, obras raras, revistas, artigos, legislação, relatórios, notícias, trabalhos acadêmicos, áudio e vídeo.
 
 
        
Parte desse acervo é composto por documentos institucionais de autoria de senadores, comissões do Senado e do Congresso, consultores, advogados e demais servidores da Casa, que sem dúvida alguma, se apresentam como as mais legítimas testemunhas da produção da legislação brasileira. Também se encontram disponibilizadas diversas coleções sobre as leis vigentes, tais como os códigos da atualidade e a Constituição Federal, em texto e em áudio, além das constituições estaduais.
 
        
Mas não somente de textos legais é composto o acervo da Biblioteca Digital. Também estão disponibilizadas muitas obras raras que tratam de temas importantes da história brasileira tal como a abolição da escravidão e a mudança da capital federal, assim relatos da história política e social, assim como muita produção literária. A biblioteca conta ainda com mais de 180 mil notícias selecionadas dos mais importantes jornais do País.
 
A nova plataforma da Biblioteca Digital irá contar com um novo design, mais moderno e atraente, e com novas ferramentas de busca mais amigáveis, que permitirão a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos de forma mais célere. 
Também será oferecida uma nova distribuição do acervo em coleções, para facilitar a navegação e a descoberta de documentos. Outra novidade é a possibilidade de cadastramento do usuário para recebimento de avisos de novos documentos de seu interesse.
Mas não somente novas formas de acesso estaremos disponibilizando com a nova plataforma, pois novos conteúdos se juntarão ao seu acervo. Além dos senadores que já têm seus documentos depositados, mais quatro lançarão seus documentos parlamentares na biblioteca digital: a senadora Lídice da Mata, e os senadores Roberto Requião, João Durval, e Inácio Arruda. 
 
Em breve, também, será lançada a coleção do Jornal do Senado, com todas as edições desde o número zero, de 12 de abril de 1995, até o presente. A lista de lançamento de novos conteúdos ainda engloba as edições integrais do primeiro semestre de 2012 da  Revista de Informação Legislativa. Nas coleções de obras raras, será lançada a coleção completa da Revista Moderna, periódico raro, impresso em Paris, que circulou no Brasil e em Portugal entre maio de 1897 e abril de 1899, e tinha como um dos principais colaboradores o escritor Eça de Queiroz.
 
Completando a lista de documentos raros, serão publicadas as versões digitais dos originais do Termo de Abdicação de D. Pedro I, do Termo de Decretação da Maioridade de D. Pedro II, do Livro de Falas do Trono, da Ata de Abertura dos Trabalhos Legislativos de 6 de maio de 1826, da redação final do projeto da Lei do Ventre Livre e da Lei Áurea.
  Como todos podem ver não é pouca coisa, e nem de pouca importância. São obras de grande valor histórico, que colocará a Biblioteca Digital do Senado Federal como uma das líderes no ambiente nacional e latino-americano de bibliotecas digitais e de informação pública e acessível. 
É, sem dúvida alguma, um manancial de conhecimentos e de saberes para toda a população brasileira. O mais importante de tudo isso é que quanto mais toda essa riqueza intelectual é colocada à disposição do público, mais conhecimentos ela produz. É com esse objetivo e esse desejo que o Senado Federal lança a nova plataforma da nossa Biblioteca Digital esperando que, cada vez mais, possamos servir da melhor forma possível a população brasileira, promovendo a difusão do conhecimento e servindo de mediador da inteligência e vontade humanas.

 
Muito obrigado a todos.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263