LIVRO SOBRE A CONSTITUINTE DE 1988

Oportunamente a obra A Carta da Democracia – O Processo Constituinte da Ordem Pública de 1988 – é lançada agora ao comemorarmos os 25 anos da nossa Constituição. Muito me honra ter sido convidado para prefaciar, conjuntamente Bernardo Cabral que relatou a Constituinte, essa obra do professor Júlio Aurélio Vianna Lopes que nos conta com maestria o trabalho de elaboração da nossa Carta Magna.
Ao longo da obra podemos observar o rigor com que o autor referencia as suas citações dando toda confiabilidade à sua narrativa.
O primeiro capítulo – Constituição e Transição à Democracia no Brasil – nos conta, entre tantos episódios, como se deram as discussões sobre se os senadores eleitos em 1982 teriam legitimidade para compor a assembleia. Também discute o cenário de polarização sobre a natureza da Constituinte instaurada, além de várias tabelas explicativas sobre as propostas de emendas populares. É um trabalho de fôlego que, sem dúvida, demandou muita pesquisa e análise.
No segundo capitulo, quando o autor nos relata a composição ideológica das bancadas partidárias, nota-se o rigor com que a obra foi construída.
Também muito interessante do ponto de vista histórico, é a parte sobre o trabalho das comissões e subcomissões. Um pesquisador poderá aferir, em uma análise comparativa dos artigos constitucionais com o material exposto no livro, as ideias que prosperaram.
Nos capítulos que se seguem, prossegue a riqueza do material daqueles dias fundamentais para a arquitetura de nossa Constituição, especialmente sobre a construção dos consensos políticos.
Outra virtude dessa obra do professor Júlio é desmistificação de muitas ideias sobre a Constituinte, que foram sedimentando ao longo desses 25 anos, sem que houvesse contestação. Eis, pois um trabalho de pesquisa que lança nova luz sobre a feitura de nossa Carta Magna, se revestindo de grande valor histórico.
Dessa forma, muito me orgulha o convite para também prefaciar a atual edição dessa obra. Nas minhas breves palavras ressaltei o ativismo do povo brasileiro e a concepção de cidadania que têm contribuído cada vez mais para que os preceitos inseridos na Constituição sejam colocados em prática.
Reitero também a certeza de que a Constituição, denominada cidadã, transformou o Brasil, desenvolvendo as prerrogativas e poderes de um Congresso Nacional, que foi encaixotado nos anos de chumbo. Devemos a ela a autonomia do Judiciário e do Ministério Público, além de ter restabelecimento as eleições livres e diretas e os direitos sociais, coletivos e individuais.
Tão importante quanto essas conquistas é a constatação de que a democracia é uma obra incompleta, aberta e coletiva, que teve um início, mas não um término visível.
Como é humildemente imperfeita, ela precisa ser continuadamente refeita e aí reside seu maior valor: a permeabilidade permanente às mudanças e aperfeiçoamentos. Os defeitos da democracia são nocivos quando não há vontade de corrigi-los. A Constituinte corrigiu vários deles, outros serão corrigidos para sempre e novos desafios surgirão para esta e as futuras gerações. Mas, felizmente, temos uma referência sólida, democrática e cidadã, que é a Constituição Brasileira.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263