ENTREGA DO DIPLOMA JOSÉ ERMÍNIO DE MORAES

 
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB – AL) – Sessão do Senado Federal destinada à entrega da 4ª premiação do Diploma José Ermírio de Moraes.
Declaro aberta a sessão do Senado Federal, destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados desta 4ª premiação, nos termos da Resolução nº 35, de 2009.
Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

O Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, instituído pela Resolução nº 35, de 2009, é destinado a agraciar personalidades de destaque no setor industrial que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.
Nesse sentido, serão agraciados com diploma: Francisco Ivens de Sá Dias Branco. Nasceu na cidade de Cedro, no Ceará; iniciou suas atividades em 1953, em sociedade com o pai, Manoel Dias Branco; é empresário nacional no segmento alimentício; dedica-se, ainda, às atividades dos ramos hoteleiro, imobiliário, portuário e, também, de fabricação de cimento. 
José Alexandre dos Santos. É industrial baseado na cidade de Arapiraca, em Alagoas, e Diretor Presidente do Grupo Reunidas Coringa Ltda., que é um importante conglomerado do setor de alimentos do Estado de Alagoas e de todo o Nordeste Brasileiro. 
Robson Braga de Andrade. É mineiro de São João del-Rei. Preside a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda., empresa de ponta que produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes. É o atual Presidente da Confederação Nacional da Indústria.
Tenho a honra de convidar, para compor a Mesa, o Senador Armando Monteiro, que é o Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes. (Palmas.)
Convido, para compor a Mesa, o Senador Fernando Collor de Mello. (Palmas.)
Convido, para compor a Mesa, o Senador Eunício Oliveira, Líder da Bancada do PMDB no Senado Federal e da Bancada da Maioria. (Palmas.)
Tenho a honra de convidar, para compor a Mesa, o homenageado Francisco Ivens de Sá Dias Branco. (Palmas.)
Convido, para compor a Mesa, José Alexandre dos Santos. (Palmas.)
Convido, para compor a Mesa, o homenageado Robson Braga de Andrade. (Palmas.)
Convido a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional.
(Procede-se à execução do Hino Nacional.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB – AL) – Senador Armando Monteiro, que preside o Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes; Senador Fernando Collor de Mello; Senador Eunício Oliveira; homenageados Francisco Ivens de Sá Dias Branco, José Alexandre dos Santos e Robson Braga de Andrade, eu gostaria de, homenageando todos os que compõem esta Mesa, homenagear todos os convidados, os representantes do setor industrial, presidentes de federações das indústrias aqui presentes.
A economia brasileira tem se beneficiado, nos últimos anos, de uma eficiente combinação: as políticas sociais de distribuição de renda, o aumento do mercado interno aliado a um crescimento sustentável e, ainda, à responsabilidade fiscal, que tem proporcionado ao nosso País a colocação entre uma das mais bem-sucedidas nações do mundo. Tal confluência de fatores elevou o Brasil, desde 2011, a sexta economia mundial, quando ultrapassou o Reino Unido. 
Ainda que os índices de crescimento sejam eventualmente contaminados pelos sobressaltos internacionais, nossa economia tem demonstrado que está no rumo certo. 
A posição, que leva em conta o Produto Interno Bruto, não seria possível, como todos sabem, sem o empresariado nacional. Este segmento crê nas potencialidades do Brasil, dedica seu tempo, criatividade e arrisca seu patrimônio.
Sabemos o quanto uma região é transformada quando nela se instala uma indústria, não apenas pelos benefícios diretos, como o aumento de emprego e renda, mas também pelo aprimoramento da mão de obra, crescimento do comércio, provimento de melhor infraestrutura regional, transferência de tecnologias, entre tantos outros incrementos.
A instalação de uma indústria traz consigo uma série de fatores propulsores de mudanças tanto no campo econômico, quanto no cultural e social, que, afinal, interessa a todos. Basta verificar o quanto os governos estaduais defendem suas potencialidades e vantagens competitivas para atrair maior quantidade possível de instalação de indústrias em seu território, gerando até mesmo o que se tornou conhecido como guerra fiscal, conflito que, como Casa da Federação, temos, sem dúvida nenhuma, a obrigação de harmonizar.
Srªs Senadoras, Srs. Senadores, senhores homenageados, familiares, convidados, o Diploma José Ermírio de Moraes foi concebido para homenagear personalidades de destaque no setor industrial que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.
É, como todos sabem, uma patriótica iniciativa do Senador José Sarney e, por isso, também merece todos os nossos aplausos. Em todas as suas três edições, o Diploma, como todos acompanharam, homenageou nomes de grande relevância. Nesta edição, iremos contemplar com o Diploma José Ermírio de Moraes o cearense Francisco Ivens de Sá Dias Branco, o mineiro Robson Braga de Andrade e o alagoano José Alexandre dos Santos. 
Francisco Ivens de Sá Dias Branco é empresário que comanda a M. Dias Branco Indústria e Comércio de Alimentos. São mais de 70 anos de trabalho, iniciados na Padaria Imperial, na cidade cearense de Cedro, que hoje constitui a maior companhia de massas e biscoitos do Brasil. Líder nacional isolada nesses segmentos, possui centros de distribuição em todo o território brasileiro, gerando mais de 12 mil empregos diretos, após várias incorporações.
Mas não é somente o segmento de alimentos que faz a grandeza desse grupo empresarial, pois ele se estende ainda ao setor hoteleiro, imobiliário, portuário e de fabricação de cimento. Em 2011, foi considerado pela revista Época um dos cem mais influentes brasileiros. Por tudo isso, muito, muito mesmo nos orgulha hoje agraciá-lo com o Diploma José Ermírio de Moraes.
O empresário Robson Braga de Andrade, por sua vez, é também admirável por sua trajetória profissional. Eleito recentemente presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade preside a Orteng Equipamentos e Sistemas Ltda. há mais de 30 anos.
A empresa de ponta, na região metropolitana de Belo Horizonte, produz equipamentos para os segmentos de energia, petróleo, gás, mineração, siderurgia, saneamento, telecomunicações e transportes. Seu trabalho na Comissão Especial de Mineração da CNI foi, como todos sabem, fundamental para identificação de uma agenda comum dos segmentos da mineração e para o anunciado aperfeiçoamento das políticas e do marco regulatório do setor.
Por último, tenho muito prazer em fazer também essa justíssima, merecida homenagem, com o Diploma José Ermírio de Moraes, ao meu conterrâneo, meu amigo José Alexandre dos Santos, líder do Grupo Coringa.
Sua história empresarial se inicia na década de 60, na cidade de Arapiraca, com uma pequena fábrica de cigarros. Com a valorização dos cigarros, começou a fornecer seu produto para todo o País. Expandiu seus investimentos em terras alagoanas, após adquirir uma fábrica de farinha de milho, café e corantes. Nos últimos anos, estendeu ainda mais sua área de atuação empresarial com a aquisição de uma moderna fábrica de plásticos, com equipamentos de última geração, também na cidade alagoana de Arapiraca.
Isso, entretanto, não é tudo, pois seus investimentos vão, como todos sabem, além do território alagoano com a instalação de um dos mais modernos moinhos de milho do Brasil na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do Estado da Bahia.
Não somente por sua trajetória empresarial ou por sua experiência política como prefeito de Arapiraca, nós alagoanos nos orgulhamos muito de José Alexandre dos Santos. Mas, sobretudo, nos orgulhamos pelos exemplos que José Alexandre tem nos dados em todos esses anos, por sua grande capacidade de trabalho, por sua simplicidade e honradez.
Assim, hoje me sinto duplamente feliz e orgulhoso com essa premiação, por estar homenageando nomes tão expressivos do panorama empresarial brasileiro e, dentre eles, constar esse dileto amigo e conterrâneo, José Alexandre, um exemplo para todos os brasileiros e, principalmente, para nós alagoanos.
Quero cumprimentar também o Senador Fernando Collor de Mello, que fez ao Senado Federal a indicação de José Alexandre. Quero cumprimentar o Senador Armando Monteiro, Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes e que fez a feliz indicação do Robson Andrade para receber essa homenagem. E quero cumprimentar também o Senador Eunício Oliveira, que é Líder da Bancada do PMDB no Senado Federal, que fez a indicação do empresário Francisco Ivens.
Quero parabenizar a todos e dizer que é com enorme prazer e grande satisfação que, em nome do Senado Federal, os homenageamos neste momento (Pausa.)
Fazemos agora a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes. 
Convido o Senador Eunício Oliveira para homenagear Francisco Ivens de Sá Dias Branco (Pausa.)
(Procede-se à entrega do diploma.)
(Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB – AL) – Convido o Senador Fernando Collor de Mello para fazer a entrega do Diploma José Ermírio de Morais e da placa a José Alexandre dos Santos. 
Parabéns. Justa homenagem. (Pausa.)
(Procede-se à entrega do diploma.)
(Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB – AL) – Convido o Senador Armando Monteiro, que é Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Morais, a fazer a entrega do diploma e da placa ao Robson Braga de Andrade. (Palmas.)
(Procede-se à entrega do diploma.)
(Palmas.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB – AL) – Concedo a palavra ao Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Senador Armando Monteiro. Com a palavra, V. Exª.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263