ADEUS, RONALDO CUNHA LIMA

A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco/PP – RS) – Com a palavra o Senador Renan Calheiros, pela Liderança do PMDB.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, na atividade pública uma das atribuições que mais pesam, uma das mais difíceis, sem dúvida, é a de lamentar a perda de homens públicos, amigos queridos da estatura de Ronaldo Cunha Lima.

É com profundo pesar que lamentamos, em nome do Partido que tenho a satisfação de liderar aqui no Senado Federal, esta grande perda para o Brasil como um todo, Srª Presidente. Uma lacuna para a política e principalmente para o povo da Paraíba. Ainda haveremos, sem dúvida alguma, de sentir a falta de Ronaldo Cunha Lima por muitos anos.
Tive a honra e a oportunidade de conviver com S. Exª e de ser contemporâneo e amigo de Ronaldo Cunha Lima quando ele enobrecia o Senado da República e também a Câmara dos Deputados, onde chegou, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sempre legitimado pelo carinho e pelo voto de milhares de paraibanos. Foram, sem dúvida, também, anos muito profícuos para o Senado e para a Câmara Federal. 
Poucos Congressistas – e os testemunhos são muitos; há pouco acabamos de ouvir o testemunho do Senador Eduardo Braga, Líder do Governo no Senado Federal –, ao longo da história deste Congresso, tiveram uma reação de lealdade, de amizade, de compromisso como Ronaldo Cunha Lima teve com todos nós, independentemente da condição política, partidária e ideológica de cada um.
Estudioso da obra do poeta Augusto dos Anjos, Ronaldo Cunha Lima participou, com muito brilhantismo, do programa de televisão Show sem Limite – e o Brasil não esquece isto –, respondendo sobre a vida e a obra do grande poeta paraibano.
Ronaldo Cunha Lima é autor da petição em versos intitulada de “Habeas Pinho”, que está espalhada por diversos escritórios de advocacia, restaurantes e bares do Estado da Paraíba e do Brasil.
Membro da Academia Campinense de Letras, membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ronaldo Cunha Lima ingressou na Academia de Letras em 11 de março de 1994, saudado pelo acadêmico Amaury Vasconcelos. Em 2004, Ronaldo Cunha Lima foi indicado para ocupar uma cadeira na Academia Paraibana de Letras.
A exitosa carreira política propriamente dita de Ronaldo Cunha Lima foi iniciada como Vereador de Campina Grande pelo PTB. Ronaldo foi ainda Deputado Estadual por dois mandatos e Prefeito eleito em 1968, já pelo Movimento Democrático Brasileiro, o MDB. 
Em 14 de março de 1969 teve os seus direitos políticos cassados e passou uma década no ostracismo, num duro ostracismo, indo para São Paulo e Rio de Janeiro, onde retomou a carreira de advogado.
Anistiado, em 1982, foi reconduzido à Prefeitura de Campina Grande pelo voto popular, em nova, inesquecível e memorável campanha.
Depois, Ronaldo Cunha Lima foi Governador do Estado da Paraíba, Senador entre os anos de 1995 e 2002, quando foi 1º Secretário – e grande Secretário – desta Casa do Congresso Nacional.
Eu tive, Srª Presidente, a satisfação de recepcionar Ronaldo Cunha Lima em várias oportunidades em Alagoas, inclusive em minha cidade, Murici. É um fato que lembramos com muita satisfação e orgulho.
Como bem definiu o Senador Cássio Cunha Lima, um herdeiro da habilidade e do talento do pai, Ronaldo deixa a honradez como seu principal legado. Ele demonstrou que é possível fazer política com dignidade; fazer política como um verdadeiro sacerdócio.
Mas não só a política perdeu. O Brasil, como já disse, os amantes das letras perdem um poeta inventivo, bem humorado e criativo. Ronaldo tinha, assim, dentre as várias virtudes e características, uma memória inacreditável. Eu conheci, na vida política, ao longo desses anos todos que exerço mandato na Câmara e aqui, no Senado Federal, pouquíssimas pessoas que tinham a memória fotográfica que Ronaldo Cunha Lima teve.
Como membro da Academia Paraibana de Letras, Ronaldo lançou diversos livros, entre eles Roteiro Sentimental, Versos Sentimentais e dois livros dos brilhantes pronunciamentos feitos aqui na tribuna do Senado Federal.
Chorando letras. Este foi o título que Ronaldo Cunha Lima escolheu para seu último soneto publicado nas páginas do Jornal da Paraíba, onde mantinha uma coluna semanal aos domingos.
Se o poeta chorou letras nos dias que precederam a sua morte, as letras, agora, é que irão chorar com a perda desse poeta permanente, como muito bem definiu o historiador José Octávio, que nos brindará, em breve, com a biografia do poeta Ronaldo Cunha Lima.
Antes de encerrar, concedo um aparte ao querido amigo, Senador Romero Jucá; em seguida, ao Senador Eduardo Braga, Líder do Governo aqui no Senado Federal. E à Senadora Lídice da Mata também.
O Sr. Romero Jucá (Bloco/PMDB – RR) – Senador Renan Calheiros, quero também somar à voz de V. Exª a minha voz, que homenageia um grande brasileiro, que homenageia um político que foi tudo na Paraíba, um político referência para o Brasil, pela sua cultura, pela sua forma de atuar. Convivemos aqui no Senado – ele foi Senador juntamente conosco – e, sem dúvida nenhuma, ficou uma marca muito profunda da passagem de Ronaldo Cunha Lima, aqui, no Senado também. Então, eu quero abraçar o povo da Paraíba, junto com o discurso de V. Exª, especialmente o Senador Cássio Cunha Lima, nosso companheiro, nosso colega aqui do Senado, que também tem uma carreira brilhante, seguindo os passos do pai. Portanto, registro as condolências à família dizendo que é um pesar muito grande a perda do Ronaldo. Há um tempo, eu o encontrei, já debilitado, já lutando contra a doença, mas com o mesmo espírito, que era aquele espírito vivo, aquele espírito de alegria que ele tinha. Então, meus parabéns pela homenagem que V. Exª presta, em seu nome pessoal, em nome do PMDB. Na verdade, foi um companheiro de Partido e sem dúvida nenhuma fará falta ao PMDB e deixa uma marca importante na política da Paraíba e do Brasil. Meus parabéns.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Agradeço a V. Exª e incorporo, com muita satisfação, o seu aparte ao nosso pronunciamento.
Senador Eduardo Braga.
O Sr. Eduardo Braga (Bloco/PMDB – AM) – Senador Renan, V. Exª, na qualidade de Líder do PMDB, obviamente toca a todos nós com esta homenagem póstuma que faz ao Senador Ronaldo Cunha Lima, Governador, Prefeito, enfim, um homem de carreira pública brilhante na Paraíba. E faz com que, mais uma vez, nós possamos, em nome da Liderança do Governo, como peemedebista, prestar esta homenagem ao povo da Paraíba, fazendo das palavras de V. Exª as nossas palavras. Ao mesmo tempo, queremos estender o nosso pesar, os nossos sentimentos à família do nosso querido Ronaldo Cunha Lima, na pessoa do nosso colega, Senador Cássio Cunha Lima, extensivo, obviamente, a todos os seus familiares e a todos aqueles que terão sempre na memória, com muito carinho, a personalidade marcante, a cultura e a contribuição intelectual de Ronaldo Cunha Lima. Portanto, para cumprimentar a oportunidade do pronunciamento de V. Exª, faço das palavras de V. Exª as nossas palavras, com as nossas condolências ao povo da Paraíba e à família Cunha Lima.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Agradeço muito o aparte de V. Exª Senador Eduardo Braga.
Senadora Lídice da Mata.
A Sra. Lídice da Mata (Bloco/PSB – BA) – Senador Renan, gostaria, em nome da Liderança do PSB, de me solidarizar com V. Exª como Líder do PMDB, que nesse momento retrata a dor do PMDB pela perda de um de seus grandes e importantes quadros políticos: o Senador, Governador Ronaldo Cunha Lima, homem que, certamente, marca de forma muito profunda a luta política e a história política da Paraíba. Ingressou no PMDB no tempo da luta democrática e marcou a sua trajetória na defesa das posições democrática em seu Estado. Foi um homem que também muito contribuiu com a cultura do seu povo. E eu gostaria de estender a nossa solidariedade, o nosso apoio aos seus familiares, especialmente ao nosso amigo, companheiro aqui no Senado, o Senador Cássio Cunha Lima, que é meu colega, Constituinte, como V. Exª, o mais jovem Deputado Constituinte, justamente como o Deputado Edmilson Valetim, naquele momento político histórico. E que, certamente, herdou de seu pai todo talento político que vem engrandecendo a sua atividade aqui no Senado Federal. Portanto, quero mais uma vez, em nome da Liderança do PSB, solidarizar-me com V. Exª e com os familiares do Senador Ronaldo Cunha Lima.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Agradeço a V, Exª, Senadora Lídice da Mata.
A última vez que eu tive a oportunidade de encontrar o Ronaldo Cunha Lima foi exatamente aqui, por ocasião da posse do Senador Cássio Cunha Lima. Ronaldo já doente, na sua cadeira de rodas inseparável, nos últimos dias. O Ronaldo Cunha Lima era o mesmo homem, bem humorado, com vontade de viver e satisfeitíssimo com a posse do seu filho, que foi Deputado Federal, Constituinte. Também tive a satisfação de ser amigo e contemporâneo, na Constituinte, do Cássio Cunha Lima, que também foi brilhante Governador do Estado da Paraíba.
Com muita satisfação, concedo o aparte ao Senador Flexa Ribeiro. 
O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco/PSDB – PA) – Senador Renan, eu quero também incorporar-me a todos os que me precederam, lamentando a morte desse grande brasileiro que foi Ronaldo Cunha Lima. Por todos foi dito aqui, um grande político, Deputado, Senador, Governador e um grande pai de família e um grande poeta. Ele tinha uma memória…
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Inacreditável.
O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco/PSDB – PA) – Invulgar.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Invulgar.
O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco/PSDB – PA) – Eu tive oportunidade de assisti-lo na Academia Paraense de Letras, quando ele fazia uma palestra. Recitava versos de diversos poetas e tinha essa qualidade que lhe marcava a personalidade. Eu, algumas vezes, tive a oportunidade de estar com ele, de conversar com ele e ele tinha um magnetismo próprio, um magnetismo próprio… V. Exª tem razão: a última vez que nós tivemos a alegria de conviver com ele foi na posse do Senador Cássio Cunha Lima aqui, ainda este ano. Já debilitado, mas a sua memória e a sua vontade de viver ainda eram bem mais fortes do que a doença que o acometia. Então, eu quero aqui expressar os meus sentimentos a toda Paraíba, a toda Paraíba que perdeu com a morte de seu filho ilustre, à sua família e, em especial, ao Senador Cássio Cunha Lima, nosso Colega aqui do Senado, do PSDB, e dizer que tenho certeza absoluta que Deus o acolherá e ele estará no descanso eterno. Eu quero saudar V. Exª por fazer neste momento um pronunciamento em memória e enaltecendo a vida desse brasileiro que foi Ronaldo Cunha Lima.
O SR. RENAN CALHEIROS (Bloco/PMDB – AL) – Muito obrigado, Senador Flexa Ribeiro. Eu também incorporo assim com muita satisfação o aparte de V. Exª ao meu discurso.
Ao encerrar, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo, a exemplo do que fizeram aqui os Senadores Eduardo Braga, Romero Jucá, Senadora Lídice da Mata, Senador Flexa Ribeiro, Senador José Sarney e outros Senadores, porque eu só tive a oportunidade de chegar agora há pouco. 
Senadora Ana Amélia, quero, desta tribuna, enviar o meu abraço à família de Ronaldo Cunha Lima e, especialmente, ao Senador Cássio Cunha Lima, esse querido amigo, que saberá honrar e perpetuar o nome de seu pai nesta Casa do Congresso Nacional.
Muito obrigado, Srª Presidente.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263