87 ANOS DO PCdoB

O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB AL. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) Sr. Presidente Senador Inácio Arruda; Srs. Senadores, Srªs Senadoras; Presidente Renato Rabelo, do PCdoB; Senhores Embaixadores; Senhores convidados, eu gostaria de a todos cumprimentar, cumprimentando o Deputado Ibsen Pinheiro, ex-Presidente da Câmara dos Deputados.

Poucas pessoas, Sr. Presidente, poderiam crer não sem alguma surpresa que a legenda mais antiga em atividade no País sobreviveria para assistir ao momento atual. E estes 87 anos do Partido Comunista do Brasil são 87 anos de história, de evolução de nossa democracia, de afirmação ideológica e programática.

Nunca, Sr. Presidente, é demais lembrar que os partidos políticos são patrimônio do povo, e o PCdoB nasceu da necessidade de expressar o sonho e o desejo dos trabalhadores.

Num País cuja história é marcada por partidos efêmeros, a permanência de uma corrente política por quase 9 décadas é algo digno de nota.

O PCdoB, que nasceu com 73 militantes, hoje conta com mais de 200 mil filiados! Nos momentos mais difíceis deste País, seus militantes entregaram a própria vida pela democracia. Sua trajetória de luta é reconhecida nas mais variadas classes sociais e políticas, nacionais e internacionais.

O PCdoB sempre esteve na linha de frente dos grandes momentos históricos da vida política brasileira. As campanhas O petróleo é nosso, e Diretas Já, por exemplo, são emblemáticas.

A legenda, Sr. Presidente, construiu-se no vigor democrático e no valor insubstituível da unidade, edificando, com seus sonhos, suas ações concretas, sua dedicação apaixonada, movidas sempre por causas generosas, todas inspiradas no legado do pensamento socialista.

Ao participar de um governo de forte cunho popular, quem saiu ganhando foi a democracia. O Partido contribui, assim, com o esforço de se buscar mudanças e melhores condições de vida para o povo brasileiro. É o que está fazendo, Sr. Presidente, Srs. Senadores, senhores convidados, com grande competência, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva.

A história do Partido Comunista do Brasil está marcada pela presença de brasileiros eméritos, que atuaram para a grandeza do nosso País, como Astrojildo Pereira, Luís Carlos Prestes, João Amazonas, cuja vida se confunde com a história do PCdoB; Pedro Pomar, Maurício Grabois, Diógenes Arruda, Elza Monerat, Aldo Arantes, entre tantos outros aqui já citados.

Em Alagoas, Sr. Presidente, tenho a satisfação de destacar, entre muitos companheiros, um Constituinte exemplar: o Deputado Eduardo Bonfim.

Hoje, o Presidente Renato Rabelo comanda a história moderna do Partido. Ao lado de militantes notórios, como Aldo Rebelo, nosso dileto amigo e companheiro de muitas horas está, sem dúvida nenhuma, dignificando o legado socialista. Lideranças como o Prefeito de Olinda e o Vice-Presidente Nacional do PCdoB, Renildo Calheiros, realçam, como outros aqui presentes, o lado executivo e inovador do Partido.

Não podemos, Sr. Presidente, Srs. Senadores, deixar de mencionar outros integrantes da direção partidária, como Adalberto Monteiro, Altamiro Borges, João Batista Lemos, José Reinaldo Carvalho, Ricardo Abreu, o Alemão, Ronald Freitas, Vital Nolasco e Walter Sorrentino.

Atualmente, o PCdoB consolidou seu nome, ampliou sua bancada parlamentar, mantém nesta Casa, como já disse, a voz firme do combativo Senador Inácio Arruda e, na Câmara dos Deputados, valorosos deputados e deputadas. Eu queria destacar o Deputado Daniel Almeida, Líder da bancada; Deputada Perpétua, a Deputada Vanessa, o Deputado Flávio Dino, o Deputado Chico Lopes, a Deputada Alice Portugal, a Deputada Jô Moraes, o Deputado Edmilson Valentim, o Deputado, já citado aqui, Aldo Rebelo, a Deputada Manuela.

A coerência ideológica do PCdoB é uma marca profunda, Sr. Presidente, de sua existência.

O Partido tem-se credenciado como força de aglutinação política dos setores mais avançados da sociedade e como porta-voz de importantes setores da vida nacional. Seus integrantes buscam respostas novas para problemas novos. Procuram entender os meandros da complexa política brasileira.

Em boa medida, Sr. Presidente, Srs. Senadores, os êxitos conseguidos pelo PCdoB no decorrer de sua trajetória estiveram ancorados na coesão política de sua militância, legitimada por um passado de lutas.

O Partido tem participado decisivamente das frentes de esquerda montadas para as últimas eleições no Brasil, para as últimas disputas eleitorais.

O PCdoB atravessou todos estes anos perto do povo trabalhador, sempre suportando e enfrentando os não poucos golpes de força impostos ao País.

A contribuição do Partido tem sido decisiva para fortalecer o movimento de construção de um desenvolvimento alternativo na América Latina.

Ao encerrar, Sr. Presidente, Srs. Senadores, devo voltar, rapidamente, a falar dos novos desafios que nos esperam.

No mundo todo, é grave a crise econômica e financeira. Muitos pagam caro por ela, sobretudo com o desemprego, que reclama resposta rápida e vigorosa. E é de seu enfrentamento, da capacidade de apontarmos saídas criativas e definitivas que depende o cenário nacional. Nele, terão assento estratégico os partidos políticos, com sua capacidade de digerir as grandes turbulências.

Num momento grave como este, o Partido Comunista do Brasil terá, sem dúvida nenhuma, lugar de realce. Ao lado do PMDB, que tenho a honra de liderar nesta Casa do Congresso Nacional, vamos ajudar o País a enfrentar mais essa crise e sair dela com dignidade e justiça social para o nosso povo, para as gerações futuras.

Parabéns ao PCdoB. (Palmas.)

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263