VOTO TRANSPARENTE E ABERTO

Voto

O Brasil mudou e as instituições precisam acompanhar as mudanças sob pena de verem afetadas sua credibilidade. Se o Brasil está mudando, as leis também precisam ser modernizadas e atualizadas na velocidade e na qualidade que a sociedade anseia.
O Congresso Nacional tem estado atento às demandas sociais, e a promulgação da emenda que restringe as votações secretas é uma demonstração da sensibilidade do Parlamento. Votamos este ano matérias relevantes e que também foram originadas do desejo social.
Entre elas está o agravamento do crime de corrupção, tornando-o hediondo, a PEC que determina a perda automática do mandato de parlamentares condenados por crimes contra a administração e improbidade, a ficha limpa para servidores públicos, a mudança dos critérios de indicação de suplentes e, agora a ampliação das modalidades de voto aberto.
No Brasil, a Constituição estabeleceu como regra geral o voto aberto e, em situações excepcionais, previu a salvaguarda do voto secreto para preservar a independência do mandato e a autonomia dos poderes.
Por isso, a maioria da Câmara dos Deputados e do Senado Federal entendeu que o voto para perda de mandatos e para apreciação de vetos deveriam ser abertos, como exige a sociedade. Isso vai ao encontro e complementa a transparência e controle público que estamos implementando no Senado Federal.
Além de informações administrativas, contratuais, salariais, a sociedade também vai poder acompanhar os votos dados pelos senhores parlamentares em processos de perda de mandato e apreciação de vetos presidenciais.
Não houve vencedores ou derrotados na longa sessão da terça feira. Ganhou o país no momento em que o parlamento passa por um histórico período de amadurecimento e de reaproximação com a sociedade.
Se, gradativamente, aprofundarmos ainda mais o controle social e a transparência, certamente estaremos mais próximos do que a sociedade deseja de nós.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Por que a Copa América no Brasil é um mau exemplo

Esta reflexão, sugerida pela equipe técnica da CPI da Covid-19 no Senado...

Renan critica negacionistas sobre pandemia

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI da...

A segunda cepa do negacionismo

Diante de tudo o que os fatos comprovam, rota...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263