UMA NOVA AGENDA

1806f4

O Congresso Nacional retomou esta semana as atividades do segundo semestre do ano Legislativo. A responsabilidade de todos é proporcional ao tamanho da gravidade dos problemas que o País enfrenta.

A missão dos parlamentares é colaborar com uma pauta de interesse para o país e trabalhar para melhorar o ambiente da economia. Há, sem dúvida, muitas apreensões com o agravamento da crise econômica e social.

Não haverá pauta-bomba nem inconsequência fiscal. Ao contrário, o empenho é no sentido de desarmar a bomba que está posta na economia. Como presidente do Congresso Nacional, um poder independente e autônomo, o desejo é de colaborar com o país, com o olhar sempre da sociedade.

Durante um encontro de trabalho, o Congresso Nacional cobrou do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, uma agenda de interesse do país, com começo, meio e fim. Uma agenda além do ajuste fiscal em cima de alguns eixos, com infraestrutura, melhoria do ambiente de negócios, com apoio do investimento privado, e equilíbrio fiscal.

Em torno destes três eixos nós poderemos fazer uma pauta e conversar com a sociedade. É esse rumo que nós precisamos para o Brasil. Temos que ter um fundamento para retomarmos o crescimento da economia. Não há como não apoiar uma agenda de interesse nacional. O Congresso vai colaborar, como sempre colaborou.

Outra vertente relevante seria uma profunda reforma do estado com a reestruturação dos gastos públicos, diminuição do número de ministérios, corte de cargos em comissão tendo, como consequência, o fim do aparelhamento que tem se mostrado muito nocivo ao estado brasileiro.

Paralelamente a uma nova agenda, o Congresso deve ponderar minuciosamente sobre o fim das desonerações que está em tramitação no Senado Federal. Em um cenário agravado pela recessão e desemprego, a re-oneração vai aumentar custos de produção, agravar a inflação e gerar mais desemprego, que já se aproxima dos dois dígitos. Sem dúvida é um remédio inapropriado.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263