RESPEITO AOS MESTRES

Mais professor

Esta semana comemorou-se o Dia do Professor, a quem é delegada a tarefa de incentivar e orientar o crescimento intelectual e moral das novas gerações. A profissão de professor é talvez a mais nobre de todas aquelas que cuidam do desenvolvimento de uma nação. A valorização do magistério é essencial para que esses profissionais tenham condições de exercer plenamente sua missão. Os problemas de ensino têm persistido por décadas em nosso país. Especialmente em Alagoas, onde os baixos índices de escolaridade ainda são desafios a serem enfrentados.

A boa notícia é que, em 2013, o piso nacional dos professores passou a ser implantado em Alagoas para todos os profissionais do ensino da rede pública estadual. Muitos estados, infelizmente, ainda não cumprem essa lei federal tão importante para o país.
O piso nacional é um marco histórico, uma conquista dos professores e a garantia, que iniciamos um caminho rumo a uma educação de qualidade. A falta de implementação do piso salarial é um dos problemas que mais atinge a qualidade da educação no Brasil.
Acertadamente o governo federal instituiu o programa Todos Pela Educação e a campanha “Um bom professor, um bom começo”, com o objetivo de valorizar o professor, que é a figura mais importante durante muitos anos na vida de um jovem.

Sabemos que o caminho para valorizar o professor é o salário, o que, quase sempre, é abaixo de suas expectativas. Igualmente é imperiosa uma definição sobre o Plano Nacional de Educação, em debate no Senado, que prevê a destinação de 10% do PIB para o setor. Enquanto o Brasil não priorizar os investimentos em educação e enquanto não for paga uma remuneração digna aos professores – que em muitos rincões ainda ganha R$ 700, R$ 800 – nada vai mudar. Enquanto essa distorção não for corrigida não podemos esperar um futuro melhor para os nossos jovens. Os professores precisam e querem mais do que um dia de reverência e homenagens. Eles esperam, há anos, por mais ações dos governos municipais, estaduais e Federal.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Senador entrega retroescavadeiras para municípios alagoanos

Tive a alegria de entregar nesta segunda-feira (19), duas...

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263