Ícone do site Senador Renan Calheiros

OUTUBRO ROSA

Os especialistas projetam que os casos de câncer aumentarão em até 50% até 2030. Estimativas para o Brasil dão conta que ao longo desta década a incidência de câncer em nosso país deve aumentar em 38%.

No que diz respeito ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia mostra que o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Esse tipo de câncer responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que teremos somente neste ano quase 60 mil novos casos desse tipo da doença. E, lamentavelmente, perto de 14 mil mulheres perderão a vida por conta do câncer de mama.

Todos esses dados, tristes e alarmantes, nos convencem de que a prevenção é fundamental. Oncologistas reiteram enfaticamente que a detecção precoce do câncer de aumenta em 95% a chance de cura.

Nos últimos anos, aprovamos no Senado diversas leis sobre o tema. Entre elas a que obriga o SUS a reunir, em uma só cirurgia, a retirada da mama afetada e a sua reconstrução, quando não houver contraindicações.

Outra lei determinou a inclusão de medicamentos de uso orais contra o câncer nas coberturas dos planos de saúde para permitir tratamento em casa e a que permite às mulheres, a partir dos 40 anos, realizar o exame de mamografia pelo SUS; assim como a que garantiu ao paciente com diagnóstico de câncer iniciar o tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias.

Daí a importância de conscientizar a população do diagnóstico precoce. Que o Outubro Rosa, que colore o Congresso Nacional todos os anos, durante todo esse mês, funcione como um sinal de alerta para os benefícios da prevenção do câncer de mama.

Compartilhe este artigo