OUTUBRO ROSA

Os especialistas projetam que os casos de câncer aumentarão em até 50% até 2030. Estimativas para o Brasil dão conta que ao longo desta década a incidência de câncer em nosso país deve aumentar em 38%.

No que diz respeito ao câncer de mama, a Sociedade Brasileira de Mastologia mostra que o índice de novos casos de câncer de mama no nosso país passou de 75% em 1975 para quase 89% em 2012. Esse tipo de câncer responde por cerca de 25% dos novos casos a cada ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa é que teremos somente neste ano quase 60 mil novos casos desse tipo da doença. E, lamentavelmente, perto de 14 mil mulheres perderão a vida por conta do câncer de mama.

Todos esses dados, tristes e alarmantes, nos convencem de que a prevenção é fundamental. Oncologistas reiteram enfaticamente que a detecção precoce do câncer de aumenta em 95% a chance de cura.

Nos últimos anos, aprovamos no Senado diversas leis sobre o tema. Entre elas a que obriga o SUS a reunir, em uma só cirurgia, a retirada da mama afetada e a sua reconstrução, quando não houver contraindicações.

Outra lei determinou a inclusão de medicamentos de uso orais contra o câncer nas coberturas dos planos de saúde para permitir tratamento em casa e a que permite às mulheres, a partir dos 40 anos, realizar o exame de mamografia pelo SUS; assim como a que garantiu ao paciente com diagnóstico de câncer iniciar o tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias.

Daí a importância de conscientizar a população do diagnóstico precoce. Que o Outubro Rosa, que colore o Congresso Nacional todos os anos, durante todo esse mês, funcione como um sinal de alerta para os benefícios da prevenção do câncer de mama.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Entrevista Estadão

Conversei hoje com a agência Estado sobre a conjuntura...

Entrevista para o SBT News

Tive a honra de conceder uma longa entrevista à...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263