O MELHOR NATAL DA DÉCADA

Uma projeção feita em todo o Brasil entre empresários e comerciantes revela que 2010 terá o melhor natal da década no volume de vendas. Nem mesmo o recente ajuste no crédito feito pelo governo federal irá repercutir negativamente nas vendas. Essa correção na oferta de financiamentos significou a retirada de pelo menos R$ 2 bilhões da economia às vésperas do Natal.

Sustentado pelo aumento da renda dos trabalhdores, pelo fortalecimento do mercado de trabalho e pelo maior número de trabalhadores que estão recebendo o 13º salário, o Natal de 2010 será o melhor dos últimos 10 anos tanto em vendas quanto na geração de postos temporários de trabalho. As vendas do comércio em dezembro devem atingir R$ 96 bilhões, segundo as projeções das empresas especializadas.

O impacto da restrição ao crédito só terá efeito no comércio no ano que vem. Isso porque as redes varejistas – grandes e médias – estão segurando as antigas condições de financiamento para não perder vendas de eletrônicos e itens de informática. No volume de vendas isso pode representar até ganhos para os comerciantes.

Como os financiamentos de veículos em prazos longos e sem entrada ficaram onerosos, os consumidores tendem a substituir financiamentos de longo prazo por períodos e taxas menores na aquisição de, por exemplo, computadores e aparelhos de televisão. Esses produtos estão na lista dos mais desejados no Natal e, na grande maioria, são vendidos no crediário. Durante 2010 a classe C foi a que mais comprou eletrônicos e eletrodomésticos. Durante os oito anos do governo Lula este segmento social subiu de 27% do mercado de eletros para 45% atuais.

Com mais renda, confiança no mercado de trabalho, o consumidor vai as compras e, por isso, este será o melhor Natal para milhões de brasileiros dos últimos 10 anos. O crescimento do volume de vendas das grandes redes de varejo está superando os números do ano passado entre 20 e 30%, dependendo da rede varejista.

Todos os produtos tiverem incremento nas vendas, mas uma das estrelas do Natal é também um dos itens mais vendidos durante o ano de 2010: os aparelhos de televisão. O setor apresentou um crescimento de 20% em 2010 ante o ano passado. O que permitiu este salto foi a redução dos preços, a copa do mundo de futebol e as facilidades do crediário.

Como brasileiro, como senador que ajudou o Presidente Lula a implantar uma política econômica que ajudou a todos, fico com a sensação de dever cumprido. Que a prosperidade deste Natal possa perdurar por muito mais anos e alcançar, cada vez mais, um número maior de brasileiros. É por isso, pelo bem estar coletivo, que continuaremos trabalhando no Senado Federal.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263