O LEGADO DE ULYSSES GUIMARÃES

Este ano, nos 20 anos de desaparecimento do estadista Ulysses Guimarães, o PMDB completou quarenta e seis anos de lutas e conquistas.A grande maioria das bandeiras foram concebidas e conduzidas pelas mãos serenas, porém firmes, deste idealista, este perseguidor de sonhos, o Doutor Ulysses Guimarães, que inventou uma forma única de enfrentamento contra o regime.

A vida do Doutor Ulysses e trajetória PMDB se misturam com a história e com o futuro do Brasil. Lá atrás, nos tempos mais sombrios da ditadura militar, foi o MDB do incansável Doutor Ulysses, que comandou nas ruas o processo de redemocratização e conquistou a volta da liberdades e dos direitos individuais e coletivos.
Quem há de esquecer as cenas históricas do Doutor Ulysses em 1978 ao desembarcar na Bahia nos anos mais duros da tirania? Aquela frágil figura enfrentando as baionetas da tropa de choque da polícia e seus cães raivosos. Bradava ele solitário, no meio das ruas, fazendo a polícia recuar e empurrando o cano de um fuzil apontado contra si:
“Respeitem o líder da oposição”.
Exatamente por isso, pela coragem, ele foi e sempre será respeitado. Foi o PMDB, capitaneado pela lucidez de Ulysses que lançou um anti-candidato à Presidência, figura simbólica e fundamental para o Brasil; foi o PMDB de Ulysses que costurou a anistia; acabou com o bi-partidarismo; com o colégio eleitoral e puxou o coro vitorioso das diretas-já. Foi o PMDB que comandou as últimas revoluções do país, muito embora tenham sido revoluções silenciosas.
A maior delas foi a Constituinte, convocada pelo presidente José Sarney e presidida por Ulysses Guimarães. A Constituição Cidadã transformou o Brasil. Ela devolveu as prerrogativas do Congresso, deu autonomia ao Judiciário e ao Ministério Público. Restabelecemos as eleições diretas e os direitos sociais e coletivos foram resgatados. A constituição de 1988 enterrou a ditadura, sepultou o atraso e devolveu o Brasil para sua vocação de futuro, caminho que trilhamos neste momento.
A última eleição presidencial foi histórica para o Brasil e para o PMDB. O apoio firme a continuidade de um programa de governo que está dando certo apagou as ambiguidades da legenda. A formalização da aliança com a Presidente Dilma Rousseff, com a indicação do vice-presidente Michel Temer ajudou a implementar e a aprovar as políticas hoje vitoriosas. Devemos, portanto, perseverar neste sentido.
Depois da reconquista de direitos elementares, a democracia precisa ser completada com justiça e inclusão social. É preciso avançar na reestruturação do Estado e nas reformas. Entre elas as reformas tributária e a inadiável reforma política com o financiamento público e exclusivo de campanhas políticas. Olhar para trás nos dá a sensação e dever cumprido, mas ainda há muito a ser feito.
Compartilhe este artigo

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263