Ícone do site Senador Renan Calheiros

 O GIGANTE SE LEVANTA

 logo_pmdb_3d_alta

Além da democracia, a eleição de 2014 teve um vencedor: o PMDB. Depois de eleger a maioria de prefeitos e vereadores em 2012, agora o partido elegeu o maior número de governadores, a maior bancada do Senado Federal, o maior número de deputados estaduais, e fez a segunda bancada da Câmara dos Deputados.

Os quatro governadores do PMDB já eleitos foram Paulo Hartung, no Espírito Santo, Marcelo Miranda, em Tocantins, Jackson Barreto em Sergipe e Renan Filho, em
Alagoas, o mais jovem, eleito com 53% dos votos válidos, exatos 670 mil e 310 votos.

Além destes, outros candidatos do partido disputam com chances reais de vitória em oito estados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Rondônia, Amazonas, Rio Grande do Norte, Goiás, Rondônia e Pará.

O PMDB lançou candidatos em 18 estados. Foram eleitos quatro no primeiro turno, oito disputam o segundo e apenas seis insucessos, mostrando uma grande taxa de êxito do partido. É digno de registro que o PMDB recebeu 22,8 milhões de votos dados a candidatos do partido a governos de estado.

Um número expressivo que fala por si.  Superior ao PT, com 21,1 milhão e perdendo apenas para o PSDB que, por causa de São Paulo, obteve 25 milhões de votos, sendo 12,2 milhões apenas no maior Estado.

O PMDB manteve a liderança também no Senado Federal e elegeu cinco novos senadores, entre eles três mulheres: Rose de Freitas, do Espírito Santo, Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul e Kátia Abreu, em Tocantins; além de Dário Berger, em Santa Catarina e José Maranhão, na Paraíba. Ao todo, os candidatos do PMDB ao Senado – apenas 11 – receberam 12,1 milhões de votos.

Na Câmara dos Deputados fizemos, novamente, a segunda maior bancada e o partido, também, terá o maior número de deputados estaduais pelo país. São 142 parlamentares eleitos, o que significa 34 a mais que o segundo colocado, o PT, e 45 a mais que o terceiro colocado, o PSDB.

Os resultados não poderiam ser mais confortáveis e mais auspiciosos, apontando que o PMDB fez a escolha correta ao apoiar um projeto que transformou o Brasil e que recolocou o País no rumo do crescimento econômico, da distribuição de riquezas e da diminuição da pobreza.

Compartilhe este artigo