O EMPREGO ESTÁ DE VOLTA

www.agenegocios.com.brSe formos às ruas das cidades alagoanas e perguntarmos aos cidadãos quais os principais problemas do estado, certamente, ouviremos da maioria que é o emprego e a educação. Em Alagoas o ensino está em expansão graças aos investimentos que vem sendo pelo feito pelo Presidente Lula no estado, notadamente no ensino profissionalizante.

As novas escolas técnicas – algumas já funcionando e outras em fase de construção – significam alternativas concretas de trabalho em um mercado que vem apresentando sensíveis melhoras ao longo dos últimos meses refletindo o crescimento sustentável da economia brasileira.

A taxa de desemprego no Brasil voltou a cair em outubro para 7,5 %,  segundo revelou o IBGE. A trajetória do desemprego no Brasil segue na direção contrária das grandes economias mundiais: nos EUA e na Europa, os índices seguem crescendo.Nos EUA, o desemprego atingiu 10,2%, a maior taxa desde abril de 1983. Na zona do euro – 16 países da europa que compartilham a moeda comum- , a taxa chegou a 9,7%.  

Os bons resultados brasileiros se devem, em parte, ao crescimento sustentável da indústria.Os indicadores de outubro – divulgados pela CNI – mostraram uma recuperação sustentável da atividade industrial e da volta do emprego. Comparando-se outubro e setembro, houve uma expansão de 0,6 de novos postos de trabalho só na indústria.  

As vendas reais (descontada a inflação), que medem o faturamento real das empresas, subiram 1,8% em outubro comparando-se com o mês setembro, enquanto as horas trabalhadas aumentaram 1,4% no mesmo período. O indicador de massa salarial real mostrou um crescimento de 1,7% na massa salarial ante setembro. O IBGE também mostrou que a produção industrial cresceu em dez das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em outubro ante setembro.

O grande regente do milagre brasileiro é, inquestionavelmente, o Presidente Lula e sua sensibilidade social. As políticas sociais criadas em seu governo respondem, em grande parte, pela recuperação da economia do Brasil em plena crise econômica planetária. A conjugação do Bolsa Família, do aumento real do salário-mínimo e a política de desonerações tributárias foram vitais para o País driblar a crise.

       Não por outro motivo vê-se que a aprovação e popularidade do Presidente Lula sobem a cada pesquisa. Na última, do IBOPE, divulgada esta semana, nada menos do que 83% dos brasileiros aprovam o modo como o Presidente Lula dirige o País. O percentual anterior, de setembro, mostrava que 81% dos brasileiros aprovavam a maneira de governar do Presidente.

       Como Senador que apóia o Presidente desde o primeiro momento, sinto orgulho por ter conseguido colaborar com os resultados. No Senado tive a honra de ser relator do Bolsa-Família e ajudar na sua aprovação. Também como presidente do Congresso sugerimos a nova fórmula de aumento do salário mínimo acima da inflação. São conquistas que não voltam atrás.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Senador entrega retroescavadeiras para municípios alagoanos

Tive a alegria de entregar nesta segunda-feira (19), duas...

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263