O CRESCIMENTO GIGANTE DO BRASIL

Na última semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – confirmou em números o que todos – empresários, trabalhadores, governo e o mercado – já sentiam no seu cotidiano.

 Um crescimento recorde do Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas por um País. O PIB brasileiro registrou um crescimento de 9% no primeiro trimestre de 2010 comparado  ao mesmo período de 2009. Trata-se da maior alta em 15 anos.

      A expansão recorde da economia aproximou o Brasil do patamar de outros países emergentes que respondem pela sigla Brics  – Brasil, Rússia, Índia e China -, que já divulgaram desempenho no primeiro trimestre: China (11,9%, na taxa anualizada) e Índia (8,6%).

      O maior destaque no crescimento foi da indústria, com uma expansão de 14,6% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Os investimentos também surpreenderam e cresceram 26% comparados ao primeiro trimestre de 2009. É o maior precentual desde 1995. Já o setor de Serviços avançou 5,9% e a agropecuária cresceu 5,1%.

      O consumo das famílias, principal componente das contas brasileiras pelo lado da demanda aumentou de 9,3% no consumo das famílias. Em 12 meses até março deste ano, o consumo das famílias acumula alta de 6,0%.

      Um dos dados mais relevantes da pesquisa do PIB gigante registrado pelo Brasil no primeiro trimestre de 2010 é o aumento do ritmo dos investimentos. São estes investimentos – já feitos – que garantirão, no futuro, um crescimento sustentável e, o principal, sem inflação.

      A forte expansão brasileira equivale a um crescimento anualizado de 11,2%, mesmo resultado da China no trimestre. O cálculo é uma simulação de qual seria a expansão do PIB caso os 9% de crescimento se mantivesse ao longo de um ano. Como a frequência deste ritmo forte é improvável o crescimento do Brasil deve ficar mesmo entre 7 %e 7,5%.

      Atrás da matemática complexa do cálculo do PIB, estão mais empregos, aumentos salariais acima da inflação, distribuição de renda e mais dignidade para os brasileiros. Os resultados sócio-econômicos do Brasil estão surpreendo o mundo e nós do PMDB temos muito orgulho em ter podido contribuir com a proliferação de números tão espetaculares. Devemos prosseguir na manutenção deste ciclo virtuoso.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263