O BRASIL ESTÁ EM ALTA

 Acompanhando o otimismo do mercado interno, os organismos internacionais estão revendo para cima as estimativas do crescimento brasileiro em 2010. Agora foi a vez da conceituada Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. Ela aumentou fortemente a previsão para a expansão da economia brasileira. A estimativa anterior de evolução do PIB (Produto Interno Bruto) pulou de 4,8% para 6,5%.


  Apesar da política monetária mais severa e de um começo no cortes de gastos no Brasil, a OCDE considerou que os investimentos em infraestrutura ajudarão o crescimento novamente. Para a entidade, as quatro economias emergentes – Brasil, China, Rússia e Índia – estão crescendo fortemente. Segundo a OCDE, a economia global está se recuperando da recessão mais fortemente que o inicialmente previsto.

      As boas previsões da OCDE para a economia brasileira coincidem com o ânimo do mercado financeiro nacional e do Fundo Monetário Internacional, o FMI. O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Khan, afirmou na última semana que  o crescimento de 7% da economia brasileira em 2010 é uma “realidade”.

      Este é o mesmo otimismo que contaminou o mercado financeiro interno. Pela décima semana consecutiva, o mercado financeiro elevou a projeção para o crescimento da economia brasileira em 2010. De acordo com analistas consultados no Boletim Focus, do Banco Central, o Produto Interno Bruto  deve ter expansão de 6,46% no ano.

      A mesma pesquisa do Banco Central constatou ainda que os analistas financeiros consultados esperam IPCA de 5,67% neste ano. O mercado também aposta em aumento de 10,90% para a produção industrial neste ano, acima da previsão anterior.

      O governo brasileiro vem mantendo a cautela necessária e apostando em uma expansão econômica menor do que órgãos e bancos internacionais. Mas o que renova nossa esperança é ver que nenhum banco ou  organização financeira aqui ou no exterior projeta um crescimento abaixo de 6,5%.

      Sem dúvida o Brasil reencontrou sua vocação para o crescimento. Mais riquezas significam milhões de empregos, melhores salários, distribuição de renda, saúde, segurança, educação e cidadania. Nós do PMDB ficamos honrados em ter podido colaborar para alcançar números  tão expressivos.

 

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263