MERCADO INTERNO CONTRA CRISE

Enquanto o mundo ainda padece com os repiques da crise econômica e as incertezas internacionais, o Brasil vem mantendo a safra de boas notícias no campo macro-econômico. Depois de pular dez posições entre as nações que mais receberam investimentos estrangeiros, desta vez é  o mercado interno que, novamente, indica a robustez da economia interna.

Em 2009, o Brasil ocupava a 15 posição entre os países que mais recebiam investimentos externos, com uma atração de US$ 25,9 bilhões. Em 2010, o País deu um salto e recebeu US$ 48,4 bilhões em investimentos diretos. Só foi superado pelos Estados Unidos, China, Hong Kong e Bélgica. Causa e consequência destes aportes está no crescimento do mercado interno 
Agora, mais de 90% das negociações salariais realizadas no primeiro semestre deste ano, conquistaram reajustes iguais ou acima da inflação, segundo o mais recente levantamento divulgado pelo Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.
De um total de 353 negociações salariais realizadas, 93% conquistaram reajustes iguais ou superiores à inflação medida pelo INPC, o Índice
Nacional de Preços ao Consumidor, que é mensalmente calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.
De acordo com o mesmo Dieese, este é o segundo melhor resultado trabalhista registrado desde 2008, quando o departamento passou a analisar os reajustes conquistados exclusivamente pelas unidades de negociação pertencentes a um painel controlado de categorias profissionais.
Apenas em 2010, um ano considerado extraordinário para a economia e as negociações salariais brasileiras, a proporção de unidades de negociação com reajustes acima do INPC superou o apurado neste ano. 
Reflexo imediato neste aumento do poder aquisitivo interno é verificável na expansão de vendas do comércio. O volume de vendas no comércio varejista aumentou 7,3% no primeiro semestre de 2011 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Estes números recentes demonstram a vitalidade da economia brasileira, mas também indicam que o caminho mais seguro para contornar a iminente crise externa segue sendo apostar no mercado interno. Ele já salvou o Brasil na crise de 2008 e, seguramente, é nosso porto mais seguro neste momento de incertezas.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263