ESTALEIRO: UNIÃO POR ALAGOAS

Para frustração de toda a sociedade alagoana, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), equivocadamente, vetou a construção de um mega estaleiro no pontal de Coruripe, entre a foz do Rio Coruripe e a praia do Pontal do Cururipe, no litoral sul do estado. O órgão alegou danos ambientes em uma área pequena, mas o estado já  havia oferecido compensações ambientais cinco vezes maiores.
 Me inscrevo na nova ordem mundial de preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Mas o Ibama está tratando iguais de maneira desigual. Em outros estados, com danos ambientais mais extensos e mais severos, não houve este rigor por parte das autoridades ambientais. Cito Pernambuco, Espírito Santo, Bahia e Santa Catarina. 
A má vontade do Ibama com Alagoas ocorre no exato momento em que o Brasil mais precisa de investimentos. Se o Brasil precisa, Alagoas precisa ainda mais. São investimentos suficientes para transformar o perfil sócio econômico do estado.  Afinal são dois milhões de metros quadros, fabricação de três navios, com sete mil metros, e duas plataformas de óleo por ano. 
Tudo isso significa emprego, melhorias em infraestrutura e melhor condições de vida para população. O estaleiro é um mega empreedimento que envolve investimentos da ordem de 2 bilhões de reais e a geração de perto de 50 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos. Não vamos tolerar que Alagoas seja vítima da má vontade e do preconceito de alguns poucos.
Na última semana mobilizamos a bancada federal em Brasília a fim de manter este projeto vivo e estamos agendando uma reunião de trabalho com a ministra do Meio Ambiente que, em todos os momentos, foi uma aliada do estado.
De outro lado, tomei a iniciativa de retirar da pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça um  projeto de interesse do Ibama que prevê criação de cargos e incorporação de todos os servidores cedidos por outros órgãos ao Instituto. Este projeto não volta à pauta enquanto não resolvermos o estaleiro.
O parecer técnico do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, que registrou oito pontos para não conceder a licença, é insustentável do ponto de vista ambiental e político. Nós, de Alagoas, não vamos admitir que milhares de cidadãos alagoanos sejam privados de novas oportunidades de trabalho, de mais infraestrutura em razão da miopia de poucos burocratas do Ibama.
Como já anunciei na tribuna do Senado, baterei em todas as portas para viabilizar a construção do estaleiro. Se necessário falarei pessoalmente com a Presidente Dilma Rousseff. Esta luta não é de partidos, nem de pessoas. O partido único é o estado de Alagoas e o bem estar dos cidadãos de nosso querido estado.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263