EM DEFESA DO EMPREGO

Na última semana completamos 61 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas. A importância dele para o Brasil é inquestionável e seu legado, insubstituível. Vargas foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.

Controverso e polêmico, Getúlio entrou para nossa história de maneira trágica e inesquecível. Um estampido que entristeceu uma Nação inteira e que ainda hoje ecoa. Mas sua vida, encerrada de maneira dramática, não foi em vão.

Getúlio Vargas teve muitos acertos, mas também equívocos nos quais cedeu a métodos centralizadores, fechando o Congresso e recorrendo à censura para silenciar adversários. Os 15 anos de governo foram marcados pelo nacionalismo, infraestrutura e leis trabalhistas.

Podemos destacar a criação da Justiça do Trabalho em 1939, instituição do salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, além de outros direitos trabalhistas, como a carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas, o descanso semanal, o sistema S, o ensino profissionalizante e tantas outras conquistas.

Na infraestrutura criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, a Hidrelétrica do Vale do São Francisco, a Eletrobrás e o próprio ministério do Trabalho. No retorno democrático ao governo, em 1950, Vargas criou a campanha “O Petróleo é Nosso” que resultaria na criação da Petrobras.

Portanto, honrar a memória e o legado de Getúlio Vargas é valorizar cada conceito contido na carta-testamento. Honrar Getúlio Vargas é respeitar os trabalhadores, seus direitos. É não precarizar as relações trabalhistas e não retirar ou diminuir direitos.

Na defesa da economia e do emprego, propusemos uma agenda ao País, a agenda Brasil. Um roteiro – 28 proposições englobadas em três eixos – que tem potencial para reaquecer a economia, ampliar a segurança jurídica, melhorar o ambiente de negócios, devolver a confiança ao País e reverter a expectativa na redução do grau de investimento. Este é o caminho mais adequado de homenagear Getúlio Vargas.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263