CAMINHOS PARA SUPERAR A CRISE

A  Agenda Brasil começou a sair do papel. Esta semana criamos a comissão que irá acelerar as votações. A Agenda reúne sugestões para a retomada do desenvolvimento nacional considerando os desafios no campo econômico, social, de eficiência de gestão e controle do Estado brasileiro.

A Agenda justifica-se em razão das crises econômica e política que o país vive. Crises com reflexos sobre a confiança dos agentes econômicos, com redução da atividade econômica, da taxa de investimentos, do nível de emprego, e do declínio do consumo, além do desajuste das contas públicas.

O governo e seus programas não cabem mais no PIB. Constata-se o esgotamento do modelo de crescimento atrelado majoritariamente ao consumo. A flexibilidade fiscal heterodoxa escondeu as fragilidades de gestão e a ineficiência da máquina de governo e de seus programas.

A Agenda Brasil não é uma proposta fechada. São iniciativas articuladas, dando a consistência ao modelo de desenvolvimento proposto. Quanto mais retardarmos a entender os contornos dos desafios presentes, mais a crise se agrava.

Seu caráter aberto, a críticas e sugestões dos cidadãos, trabalhadores e empresários irá enriquecer os três eixos orientadores: a melhoria do ambiente de negócios e da infraestrutura; o equilíbrio fiscal e proteção social. As iniciativas que passarão pelas duas casas do Congresso.

Trata-se de uma Agenda ambiciosa no sentido de indicar medidas para destravar os nós do desenvolvimento nacional, para remover as travas e não apenas tentar resolver a equação fiscal presente. Os eixos propostos se complementam para permitir coerência e rumo, convergindo numa Agenda transformadora, base de uma estratégia de desenvolvimento nacional que considere o dinamismo das regiões brasileiras.

A Agenda desenha um enredo para construir saídas para a crise na economia mas, sobretudo, para a equação de desenvolvimento do país. E cabe à política fazê-lo. Sua concretude e viabilidade, portanto, será consequência da concertação responsável e dialogada entre atores políticos e econômicos, construindo o rumo do desenvolvimento que o país tanto clama.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263