A HORA DA INCLUSÃO DIGITAL

A pesquisa feita pela Organizacão para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE – sobre acesso aos computadores e à internet traz um dado intranquilizante para o Brasil: metade dos estudantes brasileiros está desconectada. De acordo com a OCDE, as escolas brasileiras não estão equipadas e o Brasil segue sendo um país desigual em termos de acesso aos computadores.

De um total de 65 nações pesquisadas, apenas dez estão em uma situação pior que a do Brasil. Segundo o levantamento, alunos da Romênia, Rússia e Bulgária contam com mais acesso à tecnologia que os brasileiros.
A média brasileira precisa melhorar: 53% dos estudantes brasileiros de 15 anos têm computadores em casa. Há dez anos, essa taxa era de apenas 23%. Apesar do avanço, os números são ainda inferiores à média dos países ricos. Na Europa, Estados Unidos e Japão, em média, mais de 90% dos estudantes tem um computador em casa.
O estudo revela que a média brasileira encobre uma profunda desigualdade no acesso à informática. Entre a camada mais rica dos estudantes, 86% deles tem computador e Internet em casa. A taxa é equivalente aos estudantes dos países ricos.
Já entre os estudantes com menos recursos, apenas 15% tem a ferramenta no Brasil. A proporção é bem melhor que o cenário do ano 2000. Naquele ano, apenas um a cada 100 estudantes pobres tinha acesso ao computador. Agora, são 15 alunos para cada 100 com acesso.
É papel do poder público compensar com políticas públicas as disparidades sociais, neste caso, fornecendo o acesso aos computadores nas escolas.  Isso porque muitas famílias não têm renda para ter um computador em casa.
As ações devem compensar a assimetria e dar este acesso nas escolas ou em locais públicos. Hoje, nas escolas brasileiras, existe  apenas um computador para cada cinco alunos. Nos países ricos, as escolas disponibilizam um computador para cada dois alunos.
O aprendizado do uso de computadores e o acesso à rede universal é fundamental para o futuro dos nossos jovens. Estudos revelam que pessoas com conhecimento de informática tem 25% a mais de chance de encontrar um trabalho. Portanto, preparar os alunos para o futuro é fundamental.
E o computador com acesso à internet não se limita à empregabillidade. As rotinas da atualidade, tirar um documento, comprar uma passagem, matricular-se em uma escola, inscrever-se em instituições públicas ou privadas dependem, cada vez mais, do computador e da internet.
O Plano Nacional de Banda Larga do governo é um importante passo para iniciarmos a correção destas distorções. Mais do que plantas de fibra ótica integrando todo o país, este plano vai propiciar a inclusão digital de milhões de estudantes brasileiros.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263