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A ERA DO DINHEIRO DE PLÁSTICO

A região Nordeste vem apresentando, ao longo dos últimos anos, um crescimentos econômico superior a de outras regiões do País. Resultado concreto desta expansão é o aumento na quantidade de cartões de crédito utilizados como meio de pagamento. Em 2011 o Nordeste superou o Sudeste no número     de consumidores com seu primeiro cartão de crédito.

A região acumulou, em 2011, 43% das novas adesões de todo o país. De outro lado, o Sudeste respondeu por 36%. Depois apareceram  a região Sul, com 11,41%, o Norte,  com 6,04% e região Centro-Oeste , com 3,49% de todos os cartões de crédito emitidos no Brasil.
Até bem pouco tempo, em 2009, 48,28% dos novos cartões eram do Sudeste e apenas 29,31% do Nordeste. Isso mostra que a economia da região se expandiu, comprova o aumento de renda e também indica o otimismo do nordestino ao aumentar suas compras na forma de crédito.
Os novos clientes de cartão de crédito estão no segmento jovem.  Grupo formado por jovens trabalhadores de baixa renda, estudantes de periferia e famílias que recebem assistência do Estado. Em segundo lugar, aparece o segmento de profissionais em ascensão social, como os donos de pequenos negócios. O número de pessoas que tocam o próprio negócio no Brasil já supera a marca de 21 milhões de empreendedores.
Outro dado revelador da mesma pesquisa registra ainda um crescimento de adesão ao cartão de crédito na chamada classe E. Em 2009, 52% do total dos solicitantes pertenciam a esse grupo social. No ano seguinte, 2010, o número cresceu para 54,8% e, agora em 2011, para 58,5% dos cartões emitidos estão concentrados na classe E.
Outro fator que chama a atenção é a redução dos calotes nas compras efetuadas com cartões de crédito. Em 2009, 8% dos novos consumidores ficaram com pendências na fatura. Em 2010, a inadimplência caiu para 4,8%, e, neste ano, houve uma pequena elevação para 5,2%.
Outra pesquisa do Banco Central comprova a expansão do uso do dinheiro de plástico. Ao utilizar os cartões, os brasileiros de menor renda preferem a função  do crédito ao uso no débito. A mesma pesquisa mostra que cartão de crédito é mais popular entre as classes C, D e E, enquanto as classes A e B preferem a opção do débito.
O uso de cartões pré-pagos, hoje restrito a viagens ao exterior, vai se popularizando e, muito em breve, vai invadir o mercado. O pré-pago tem maior alcance que os cartões tradicionais, taxa zero de inadimplência, maior controle sobre as despesas e o fato de poder ser utilizado por segmentos que hoje não têm conta corrente – cerca de 40% dos brasileiros. Muito em breve, o dinheiro de plástico vai substituir as cédulas e moedas tradicionais.
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