A CONFIANÇA DOS BRASILEIROS

 Neste primeiro mês do ano, um dos institutos mais respeitados do País – o “Datafolha – divulgou uma pesquisa de opinião pública que representa uma síntese do sentimento nacional sobre o momento histórico pelo  qual estamos passando. A sondagem mostrou que poucas vezes o brasileiro esteve tão otimista com a economia, com sua vida pessoal e com seus dirigentes.

      A maioria da população, 57% dos entrevistados, afirmaram acreditar que a sua condição econômica vai melhorar no ano que se inicia. Esta mesma percepção girava em torno de 50% em março de 2009, no auge da crise econômica. Em relação ao futuro da situação econômica do Brasil, 42% dos brasileiros afirmam que ela vai melhorar, frente aos 31% verificados no levantamento anterior.

      A percepção sobre o poder de compra dos salários também é bastante positiva. Segundo o instituto, 34% dos entrevistados afirmaram que o rendimento dará mais capacidade de consumo aos trabalhadores. Este índice era de 25% em março. O otimismo dos brasileiros também se refletiu nas perspectivas para o emprego e inflação.

      Superada a crise, os brasileiros voltaram a confiar no país e em seus dirigentes. O Presidente Lula que atravessou a crise, agregou um dos mais caros conceitos do homem público, a confiança. Em discursos no Senado, e em entrevistas eu vinha registrando a confiança ascedente do Presidente Lula que agora foi traduzida em números pelo “Datafolha”.

      Pelo levantamento, o Presidente Lula se tornou o homem mais confiável pelos brasileiros em uma relação composta por 27 personalidades.  Nada menos do que 39% dos entrevistados deram nota 10 ao Presidente. De zero a 10  (quanto maioir a nota melhor a confiabilidade), a média do Presidente Lula foi de 7,9 e superou apresentadores de televisão e artistas renomados.

      O presidente Lula é mais admirado no Nordeste, com nota média de 8,74, contra 7,14 no Sul e 7,57 no Sudeste. Um dos melhores desempenhos do Presidente é junto às pessoas com mais de 60 anos, onde recebeu 47% de notas 10. A pesquisa entrevistou 11.258 pessoas em todo Brasil.

      O levantamento traduz a aprovação dos brasileiros das políticas públicas que nós, do PMDB, ajudamos a formular e aprovar no Congresso. Embora esta aprovação já pudesse ser percebida nas ruas, a pesquisa dá uma moldura numérica a um projeto que está dando certo e que não deve ser mudado. É o famoso bordão popular: Não se mexe em time que está ganhando.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Senador entrega retroescavadeiras para municípios alagoanos

Tive a alegria de entregar nesta segunda-feira (19), duas...

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263