A ÁRVORE DA DEMOCRACIA

São raras as oportunidades em que podemos vivenciar a história. Na última quarta-feira, 31 o Senado fez história de maneira democrática, transparente e equilibrada. Por 61 votos a 20 foi aprovado o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em outra votação, por 42 votos a 36 e 3 abstenções, ela manteve os direitos políticos.

Trata-se de um processo que deixou lições para todos, para sempre. Por isso, como Presidente do Senado, optei por dialogar com o tempo e não com as paixões do momento. Me pautei pela isenção, paciência e imparcialidade respeitando todos os ritos democráticos, entre eles, o sagrado direito de defesa.

A democracia é o melhor regime porque se admite falível. E por se aceitar imperfeita, ela está permanentemente aberta à correções e aperfeiçoamentos. A história nos julgará, mas a única certeza é a de que não nos omitimos.

É imperioso parabenizar todos os senadores que demonstraram à Nação o que a política tem de mais elevado. Foi praticada a política à luz do dia, com o calor dos debates, com confronto de ideias, com a ênfase das grandes paixões.

Não se tratou de uma mera sessão em busca de determinado quorum. A simbologia, muito mais forte, foi a comunhão da unanimidade dos três poderes, atuando em harmonia ao julgar o chefe do Executivo. O comando do Presidente do Supremo Tribunal Federal foi sempre sereno e firme.

Percorremos uma estrada pavimentada na legitimidade e muito bem sinalizada pela Constituição. Questionamentos sempre existirão. Mas a culpa não será da rota, não será da Constituição, nem da Democracia.

A árvore deste processo não irá gerar um fruto podre. Essa árvore em todos os seus ramos, em todos os seus galhos, em todas suas folhas ostenta a seiva da democracia.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O inacreditável acontece

Quando ficou evidente que políticos (de todos os partidos...

O eixo do carro de boi

Ainda sobre a eleição. Aconteceu outro fato inusitado que...

O Quinto Mandamento

Insistem em pedir que eu escancare minhas convergências com...

Bastidores da eleição

Continuo em Brasília. Só sexta-feira 21 estarei em Alagoas...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263