AS MULHERES VÃO À LUTA

Encerrando um mês de homenagens às mulheres, o Senado Federal e o TSE fizeram uma sessão em prol da ampliação da representação feminina. Vejo com bons olhos as iniciativas que tenham como principal objetivo equiparar o quantitativo de mulheres ao dos homens em todo e qualquer âmbito da vida nacional.

Se em muitos setores da vida já é igualitária a presença de homens e mulheres, no mundo da política essa equiparação ainda não acontece, o que é lastimável. No Senado Federal temos trabalhado continuadamente para que cada vez mais as mulheres tenham vez e voz.

A instalação da Procuradoria Especial da Mulher no Senado é exemplo desse esforço. Com o escopo de debater a questão feminina, ela tem se empenhado com brilhantismo pela construção de uma sociedade em que todos, independentemente do sexo, tenham os mesmos direitos.

Outro objetivo dessa instituição, dirigida com competência pela senadora Vanessa Grazziotin, é o enfrentamento da violência doméstica, ocorrências essas que persistem, apesar do advento da Lei Maria da Penha, deixando sequelas em tantas famílias.

Ao lado desses dois objetivos, e tão importante quanto, é a ampliação da presença feminina no Congresso Nacional. O déficit das mulheres na política é um desafio para todos nós. É lamentável que o Brasil ainda esteja no centésimo vigésimo primeiro lugar no ranking de igualdade entre homens e mulheres na política.

Em todo o Brasil, as mulheres ocupam menos de 10% das prefeituras, e apenas 12% dos vereadores são do sexo feminino. Na Câmara Federal temos apenas 44 mulheres no rol de 513 deputados. E no Senado, com 81 componentes, temos tão somente 13 mulheres.

A baixa representação política das mulheres brasileiras está na contramão do protagonismo feminino, apesar do nível de escolaridade maior do que dos homens e terem, em média, mais 11 anos de estudo que nós. Esse é o atual panorama com o qual não podemos concordar.

E para que as mudanças ocorram com a maior celeridade possível o Senado tem se esforçado com o aprimoramento do nosso marco legal a respeito da igualdade de direitos, estimulado a criação de mecanismos que proporcionem mais oportunidades às mulheres, e acolhido iniciativas de outras instituições que tenham também o objetivo de aumentar a presença das mulheres na política.

Os apoios e as atividades referentes ao mês da Mulher, certamente, não encerram a questão. Mais do que solenidades precisamos concretizar soluções aos problemas que dificultam a presença do gênero feminino em qualquer instituição que seja, pois isso não afeta tão apenas às mulheres, mas também a todos nós.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263