2010 FOI O ANO DO EMPREGO NO BRASIL

Os brasileiros têm muitas razões para comemorar este ano que vai findando. O Brasil, outrora um País desacreditado, com uma economia débil, estruturas institucionais frágeis e motivo de desconfiança internacional, finalmente, decolou. Recuperamos a posição de oitava economia do planeta e, muito em breve, conquistaremos o 5º lugar entre as nações mais ricas do mundo.
  Boa parte deste salto foi registrada nos últimos oito anos. Os indicadores sócio-ecônomicos estão melhorando sensivelmente e 2010 apresentou uma fartura de números positivos da economia interna. O Brasil cresceu expressivamente, distribuiu renda, aumentou salários  -93% das categorias obtiveram aumentos de salários acima da inflação – e reduziu a pobreza. Os exemplos brasileiros estão sendo copiados e premiados mundo afora.

 Mas a principal marca deste ano foi a geração de empregos. 2010 foi o ano do emprego no Brasil. Em uma das últimas medições anuais, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) constatou, mais um vez, que o desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país caiu pelo sexto mês consecutivo. Ele ficou em 5,7% em novembro, o que representa o menor índice registrado na série histórica, iniciada em março de 2002.
  
A população que está desocupada – 1,3 milhão de trabalhadores – atingiu seu menor patamar desde 2002, apresentando queda de 5,9% em relação a outubro e também frente a novembro do ano passado  – 20,7% ou 354 mil pessoas desocupadas a menos.
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado – 10,4 milhões em novembro de 2010 – ficou estável na análise mensal e cresceu 8,7% na comparação com novembro de 2009. Isso significou 839 mil postos de trabalho com carteira assinada em todo o Brasil. A massa de rendimento médio real cresceu 9,6% em relação a novembro de 2009.
 Com as 138.247 vagas abertas em novembro número de empregos formais criados no ano – 2.544.457 – é um desempenho inédito do mercado de trabalho segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Com esse desempenho, a meta de 2,5 milhões de empregos, em 2010, foi atingida. Para nós do PMDB números como este deixam a sensação do dever cumprido. Em 2011 vamos persisitir na trilha do crescimento.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263