Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Reeleição de governantes é positiva, avalia Renan

Desde o início do ano legislativo os deputados e senadores estão empenhados nos estudos que propõem uma Reforma Política, capaz de adaptar os atuais mecanismos eleitorais aos desafios dos novos tempos e de diferentes estágios do desenvolvimento nacional. Foram criadas duas comissões encarregadas de promover a discussão; uma na Câmara dos Deputados e outra no Senado Federal, com menos membros mas com mais agilidade de discussão e formulação de propostas. A comissão da Câmara dos Deputados prevê que seus trabalhos só estejam concluídos ao final do segundo semestre. A do Senado está em fase da apresentação de Propostas de Emendas à Constituição (PECs).

 O senador Renan Calheiros foi escolhido para dar parecer em dois dos 11 projetos da Reforma. A iniciativa da proposta da Reforma Política, no Senado, é de autoria do presidente José Sarney, apoiada por vários parlamentares de distintos partidos. Uma das PECs analisadas por Renan é bastante polêmica: ela institui a coincidência das eleições para todos os níveis, de quatro em quatro anos. Essa proposta está sendo analisada pelos senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e poderá ser discutida na próxima reunião da Comissão, na próxima semana. A outra PEC estudada por Renan não é menos polêmica: ela propõe a inelegibilidade de Presidente da República, dos Governadores e Prefeitos, para os mesmos cargos no período subseqüente. Renan apresentou voto contrário e apresentou suas justificativas. O líder do PMDB no Senado Federal é favorável ao instituto da reeleição, apresentando um argumento sempre recorrente: a de que um só mandato de quatro anos é insuficiente para que projetos de impacto possam ser planejados, concretizados e avaliados, uma vez que – se consideradas as naturais transições de início e fim de mandato deixariam pouco mais de três anos para a efetiva administração. Para Renan, “a magnitude e a complexidade das tarefas que se apresentam a Presidentes, Governadores e Prefeitos exigiriam um período maior de continuidade no cargo”.
 – O foco – continua Renan – é o aumento da eficiência administrativa”. Por outro lado, Renan considera que” o eleitor tem uma excepcional oportunidade de avaliar os seus governantes. Isto significa que é possível premiar os bons administradores e punir os maus governantes com a recusa da renovação do mandato” – afirma o senador. Para ilustrar seus raciocínio, Renan destaca a experiência recente vivida pelo País: no período da vigência do instituto da reeleição, os “benefícios da continuidade administrativa foram percebidos no plano da Presidência da República, uma vez que os doi s presidentes do período conseguiram a reeleição e, nos estados e municípios, muitos governadores e prefeitos chegaram ao segundo mandato” –  reconhece o senador. – No entanto – justifica Renan – muitos candidatos, nos estados e municípios, não foram reeleitos, demonstrando que a crítica dos eleitores é fundamental para provar que o segundo período não é automático.  Renan afirma que a legislação eleitoral brasileira já dispõe de meios eficazes para prevenir o uso indevido da máquina pública em favor dos candidatos à reeleição.  E finaliza: “a bem sucedida experiência da reeleição no Brasil justifica sua manutenção”.
Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263