Warning: Use of undefined constant full - assumed 'full' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 5

Renan saúda lançamento do pronatec

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (28), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que tem o objetivo de ampliar o acesso ao ensino técnico no país. Com investimentos que somam R$ 1 bilhão, segundo o Ministério da Educação, as inscrições para o Pronatec deverão ser abertas a partir de junho deste ano. Na primeira fase do programa, o governo deverá oferecer 1,5 milhão de vagas para cursos profissionalizantes.

Os alunos poderão financiar os cursos com empréstimos concedidos pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), destinado a estudantes de baixa renda que não tem condições de arcar com os gastos financeiros de uma instituição de ensino particular. Assim como o financiamento para o ensino superior, os alunos que pleitearem o financiamento do Fies para o ensino técnico contarão com carência de 1 ano e quatro meses, além de seis vezes o tempo de duração do curso solicitado mais um ano para pagamento.

O Programa, que será enviado à Câmara dos Deputados como Projeto de Lei, também aumenta o número de vagas para o Fies. No Congresso, o Pronatec tem o apoio do senador Renan Calheiros, autor de uma proposta que sugere a redução de 1% da dívida do estudante com o Fies, a partir da prestação de serviços ao município ou ao estado. Para isso, o aluno deverá inscrever-se no programa Bolsa-Qualificação, que vai lhe garantir a remuneração de até dois salários mínimos. O projeto de Renan tem o objetivo de facilitar a quitação da dívida que o estudante contrair com o governo. O benefício proposto por Renan, já é oferecido a professores da rede pública de educação básica e a médicos de equipes de saúde da família.

O Pronatec será viabilizado por meio da Rede Federal de Educação Profissional e da estrutura dos cursos profissionalizantes do sistema S: Sesc, Senai e Senac. Além do financiamento do ensino técnico, o programa também oferece “bolsas-formação”, benefício destinado a estudantes e trabalhadores que estejam cursando o ensino médio e queiram, ao mesmo tempo, ingressar no ensino técnico.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados


Warning: array_merge(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /var/www/vhosts/renancalheiros.com.br/httpdocs/wp-content/themes/renan3/single.php on line 126

Entrevista TV Fórum

Conversei com a jornalista Cynara Menezes, na TV Fórum,...

Entrevista UOL

Concedi hoje entrevista ao UOL. Abordei a necessidade da...

Entrevista TV Gazeta

Em entrevista à jornalista Denise Campos de Toledo, da...

Entrevista Carta Capital

Conversei com o jornalista André Barrocal, da Carta Capital,...

Assine o Boletim Eletrônico

Assinando, você receberá em seu e-mail notícias e artigos atualizados do site.

A página eletrônica do Senador Renan Calheiros é um espaço para divulgar ideias, posicionamentos e opiniões do parlamentar alagoano. O endereço eletrônico www.renancalheiros.com.br é atualizado pela assessoria de imprensa e agrega artigos, discursos, notícias, projetos, além de dados biográficos da carreira política do senador.

Contato

Senador Renan Calheiros
E-mail: [email protected]
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Anexo I Ed. Principal 15º andar
BrasíliaDF - CEP 70.165-920
(61) 3303-2261 / (61) 3303-2263