
Obras foram viabilizadas através de emenda do senador Renan, em parceria com a Eletrobras
O senador Renan Calheiros (PMDB) destacou a importância de ações para o incremento da educação e da preservação do patrimônio histórico e cultural ao participar, nesta sexta-feira, 18, da inauguração da Biblioteca Dom Fernando Iório, localizada no Colégio Bom Conselho, no bairro de Bebedouro, em Maceió.
A reforma da biblioteca foi viabilizada através de emenda apresentada pelo senador, com o aporte de recursos da Eletrobras, e comporta salas de leitura e vídeo e uma que abriga acervo geral, que inicia com seis mil exemplares, além de 10 computadores destinados ao público infanto-juvenil e adulto, conectados à internet.
“Em um Estado pobre como Alagoas, a educação é a grande saída para o nosso futuro e, por isso, exige nossa dedicação contínua em busca do fortalecimento do nosso patrimônio histórico e cultural”, alegou o senador, falando da participação fundamental da Eletrobras nesse processo. “Devido à falta de condições de Alagoas investir com seus próprios recursos, ainda dependemos de recursos federais para projetar e colocar em prática nossos principais empreendimentos”, reforçou.
Renan disse que, como líder da bancada do PMDB no Senado, tem procurado ocupar esse espaço para poder realizar as principais reivindicações do povo alagoano. O senador ainda enalteceu a importância de Dom Fernando Iório ter sido homenageado com o nome da nova biblioteca, que já está à disposição da comunidade.
Trabalhando por Alagoas

O presidente da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho (SNSBC), Francisco Alencar, abriu a solenidade informando que, em nenhum momento, os dirigentes da entidade foram procurar o apoio de Renan para executar o projeto. “O senador foi o maior mentor da realização desse nosso sonho e digo mais: é muita modéstia dele dizer que está à disposição no Senado Federal; na verdade, ele vive à disposição de Alagoas”, ressaltou, destacando, ainda, que “a inspiração maior do senador Renan não foi apenas conosco, mas com o compromisso que ele tem para com o Estado de Alagoas”, finalizou.
Também compareceram à cerimônia o deputado federal Rui Palmeira (PSDB); Maria Luiza Russo, diretora da Biblioteca Estadual, representando o secretário Osvaldo Viegas, da Cultura; o secretário de Cultura de Marechal Deodoro, Carlito Lima; Marilea Campos, representando a Eletrobras, a irmã de Dom Fernando Iório, Gedalva Barbosa e o padre João Neto, que representou a Arquidiocese de Maceió.