A cidade de Quebrangulo, distante 120 km da capital Maceió, realizou neste fim de semana sua 26ª Festa da Cultura. Nacionalmente conhecida como a cidade da cultura por valorizar suas tradições populares, a terra do escritor Graciliano Ramos recebeu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na segunda noite do evento que reuniu um público estimado em 30 mil pessoas.
Renan parabenizou o prefeito Marcelo Lima pela manutenção e investimentos cada vez maiores na festa que já ganhou destaque no calendário festivo do Estado de Alagoas. “Esta ocasião simboliza o fortalecimento da nossa cultura, sobretudo, pela apresentação dos folguedos que se mantêm vivos até hoje, graças a iniciativas semelhantes a da administração pública de Quebrangulo”, ressaltou. De 04 a 06 de junho, mais de 12 horas de apresentações folclóricas e exposições artísticas foram demonstradas no palco montado ao lado da antiga estação ferroviária. O evento que, habitualmente, ocorre em setembro, este ano foi antecipado e levou à população signos da cultura local como o Bumba-meu-boi e o maracatu Nêga da Costa que este ano comemorou 100 de existência, sendo considerado o maior patrimônio imaterial do município.
Segundo o coordenador do evento, vice-prefeito Artur Lima, entre as atrações ainda pode-se destacar a pega de boi, cavalhada, torneios de futebol, futvôlei e dominó, além de sessões de cinema cultural já nas instalações do Cine-teatro, prestes a ser inaugurado no antigo prédio da estação ferroviária. Marcaram presença, também, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o deputado federal Maurício Quintella e o deputado estadual, Marcos Ferreira.
Prestígio ao esporte
Ainda no sábado, o líder do PMDB prestigiou o final do campeonato municipal de futebol amador da cidade de Japaratinga, como também assistiu, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, a vitória do ASA, por um placar de 3 a zero, sobre o Icasa (CE).